Mundo Pet

Como evitar cistite canina

13/05/2015
Como evitar cistite canina | Jornal da Orla
A cistite é uma infecção que acomete o trato urinário do cão, afetando a bexiga. Ela pode acontecer em cães de qualquer idade e tem causas diferentes, como por bactérias, sendo muito comuns em cães fêmeas após o cio, ou até devido a doenças renais. Além disso, a cistite pode ocorrer por origem medicamentosa, secundárias a outras doenças, presença de tumores e cálculos, e também por origem fúngica, porque cães que estão imunodeprimidos ficam mais vulneráveis a ações de fungos e seu crescimento, que acontece na região interior da bexiga.
 
Esta doença pode acontecer tanto na forma aguda, quanto crônica. Na primeira forma, a cistite surge quase que de forma imediata e, ao contrário, na forma crônica o quadro costuma se prolongar por algum tempo.
 
Os sintomas são bem característicos, sendo que os cães começam a urinar com mais frequência, têm febres, a urina costuma ter um odor muito forte, entre outros. Além disso, se o cachorro estiver com cistite hemorrágica ou até mesmo com tumores vesicais, é comum encontrar sangue na urina ou até mesmo pequenos cristais. Por isso, tenha sempre o hábito de observar o aspecto das fezes do seu melhor amigo.
 
Para detectar a presença de cistite, o médico veterinário pode solicitar diferentes exames, tais como os clínicos, ultrassonografias abdominais e exames de urina e sangue. O tratamento é da cistite é feito por meio de antibióticos.
 
A prevenção é feita por meio da ingestão de água e também de rações de boa qualidade. Além disso, é fundamental trocar a água do seu melhor amigo e mantê-la sempre limpa e fresca. Leve sempre o seu cachorro ao veterinário para fazer exames de rotinas.