Visitar a selva patagônica do Chile é uma experiência mágica, ainda mais quando a pessoa se hospeda em algum dos hotéis exóticos da Reserva Biológica Huilo Huilo, a 860 km de Santiago. Cercada por uma exuberante natureza e pela diversidade de espécies animais e vegetais, os hotéis da Reserva incorporam o clima e proporcionam aos hóspedes uma imersão nessa atmosfera. No local, três hospedagens no meio da floresta, interligadas por passarelas internas de madeira, se destacam pelo conforto aliado a peculiaridades arquitetônicas: um hotel construído em volta de uma árvore, outro que parece um vulcão e o último que imita o formato de um cogumelo.
Com um design inovador, o Montaña Mágica Lodge é inspirado no formato do vulcão Mocho-Choshuenco, que fica localizado dentro da Reserva. As paredes externas são cobertas por pedras vulcânicas e o seu interior é basicamente feito de madeira. O toque mais belo da edificação fica por conta da cachoeira que deságua do topo até a base do prédio, se assemelhando a uma “lava vulcânica”. Recentemente, o jornal britânico Daily Mail classificou o Montaña Mágica como o “hotel mais mágico do mundo”.
O Nothofagus Hotel dispõe de 55 leitos e quatro categorias de acomodações, que vão desde quartos de 22m² até suítes duplex de 68m², com banheira de hidromassagem. Lá, vive-se a sensação de estar na copa de uma árvore, desfrutando das mais belas vistas da Reserva. Já o Reino Fungi Lodge, com 22 acomodações e formato arquitetônico semelhante a um cogumelo, foi projetado para se misturar com o ambiente vegetal que o rodeia. Os três hotéis dão direito a atividades autoguiadas pela Reserva e acesso ao Spa Lawenko. Os valores das diárias variam de acordo com os pacotes, porém o mínimo é a partir de USD264 para quarto duplo.