Cinema

Festival É Tudo Verdade traz filmes a Santos

06/05/2015
Festival É Tudo Verdade traz filmes a Santos | Jornal da Orla
Os primeiros dias de maio prometem para os fãs de cinema de Santos. Afinal, a cidade receberá itinerâncias de dois dos principais festivais do país. De terça (5) a domingo (10), tem o Festival Sesc Melhores Filmes no Cine Roxy 4 do Shopping Pátio Iporanga. Já de quinta-feira (7) a domingo (10), no Cine Roxy 5 (o de rua), acontece o É Tudo Verdade, que reúne documentários premiados e reconhecidos de diversos países.

Em Santos, serão exibidos oito filmes, sempre em sessões às 17h30 e 19h30, na sala 1 do Roxy 5. As exibições deste festival são gratuitas e é preciso retirar o convite-cortesia na bilheteria do cinema. A sala possui 240 lugares e está sujeita à lotação. Na abertura, o filme que inspirou o título do festival, “É Tudo Verdade”, baseado no longa inacabado de Orson Welles sobre o Brasil.


Em sua 20ª edição, o É Tudo Verdade 2015 – Festival Internacional de Documentários apresentou, em São Paulo, uma seleção de 109 títulos de 31 países, sendo 16 em estreia mundial.  Fundado e dirigido pelo crítico Amir Labaki, o É Tudo Verdade é uma correalização do BNDES, OI, PETROBRAS, CCBB, SABESP, SPCINE e RIOFILME, contando com o apoio do Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual, por meio da lei 8.313/91 (Lei Rouanet), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – Programa de Ação Cultural/PROAC, Secretaria de Estado de Cultura – Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Em Santos, tem parceria com o Cine Roxy em 2015.

Confira a programação em Santos:
Quinta-feira (7)
17h30 – – WELLES, 100 / É Tudo Verdade: Baseado em um filme inacabado de Orson Welles / BILL KHRON, RICHARD WILSON, MYRON MEISEL / EUA / 89min
Sinopse: Em 1942, Orson Welles veio ao Brasil fazer um filme sobre a cultura local, porém o projeto não foi terminado. Este documentário mostra porque o filme não foi concluído, relatando os problemas que apareceram e mostrando cenas que chegaram a ser gravadas. O governo americano queria a produção para melhorar o relacionamento com a América do Sul, mas nem o estúdio RKO e nem o governo brasileiro gostaram do primeiro material feito. O documentário ainda reconstrói, a partir do material bruto encontrado, uma parte deFour Men on a Raft, no qual Welles conta a história de quatro jangadeiros cearenses que navegam até o Rio de Janeiro para pedir ao governo ajuda para sua gente.

19h30 – VENCEDOR COMPETIÇÃO BRASILEIRA DE LONGAS/ A Paixão de JL/ Carlos Nader / Brasil/ 82 min
Sinopse: O artista José Leonilson começou em 1990 a narrar em fitas cassetes um diário sobre a sua vida e os acontecimentos no Brasil e no mundo, como a queda do Muro de Berlim. À Princípio, sem intenções, os registros tomam outra urgência quando José descobre que é portador do HIV.

Sexta-feira (8)
17h30 – PROGRAMAS ESPECIAIS / Na Estrada com Sócrates / FRANÇA / NIKO APEL, LUDI BOEKEN / 86min
Sinopse: O parisiense Daniel Cohn-Bendit, ex-líder estudantil, visitou o Brasil em 1984 e conheceu Sócrates um dos grandes nomes do movimento chamado Democracia Corinthiana, que visa uma opinião igualitária dentro do time de futebol em questão. Na Copa do Mundo de 2014, o francês, agora ex-deputado do Parlamento Europeu, voltou ao país e realizou uma viagem em um furgão para analisar se essa igualidade é possível a partir da influência do futebol sobre a sociedade.
 
19h30 -Premê – Quase Lindo / Alexandre Sorriso e Danilo Moraes / Brasil / 70 min
Sinopse: Apesar de não serem bem vistos nas emissoras de rário, o Premeditando o Breque é uma banda de São Paulo que sobrevive há 40 anos com suas misturas de gêneros musicais, instrumentos e danças bem descontraaídas. O grupo se criou durante o curso de Comunicação e Artes da USp e permanece bem eclético e com um público fiel.

Sábado (9)
17h30 – Geraldinos / PEDRO ASBEG, RENATO MARTINS / BRASIL / 73min
Sinopse: Conta a história da Geral do Maracanã, carinhosamente conhecida como “o espaço mais democrático do futebol carioca”, que foi extinta em 2005.
19h30  – VENCEDOR DA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL LONGAS/ A França é a Nossa Pátria/ Rithy Pahn/ Camboja e França/ 75 min
Sinopse: Usando apenas imagens e vídeos de arquivo, o documentário faz um panorama da colonização francesa na indochina, que durou qusase um século. Apesar das imagens cotidianas que, aparentemente, pretendiam registrar a colonização, percebemos o teor impositivo de uma cultura sobre a outra.
 
Domingo (10)
17h30 – FOCO LATINO / Invasão / ABNER BENAIM / PANAMA, ARGENTINA / 93min
Sinopse: A invasão do Panamá durante a madrugada de 20 de dezembro de 1989, quando 27.000 marines norte-americanos tomaram as ruas de El Chorrillo, bairro da capital onde se encontrava o quartel do general Manuel Noriega, então governante do país e antigo colaborador de la CIA, acusado pela justiça norte-americana de envolvimento com o narcotráfico.
 
19h30  – RETROSPECTIVA BRASILEIRA: VLADIMIR CARVALHO, 80 / Conterrâneos Velhos de Guerra / VLADIMIR CARVALHO / BRASIL / 153min
Sinopse: Em 1959 pessoas de diversas partes do Brasil, porém especialmente do nordeste, chegam à Brasília para trabalhar na construção da futura capital brasileira. Assim como os canteiros de obra se espalham no meio do nada, os abusos aos trabalhadores também. As histórias dessas pessoas que ficaram conhecidas como candangos, as humilhações que sofreram, e as péssimas condições de trabalho levaram a um grande número de mortes.