Navios chr38 Cia

Saiba mais sobre o Azamara Journey

04/05/2015
Saiba mais sobre o Azamara Journey | Jornal da Orla
Confira a galeria de fotos:

A companhia

Parte do grupo Royal Caribbean (RCCL), a Azamara Club Cruises é uma companhia de cruzeiros relativamente nova, lançada em 2007. Opera com apenas dois navios de pequeno porte, o Azamara Journey, que conhecemos no porto do Rio, e o Azamara Quest. Surgiu inicialmente como parte da Celebrity Cruises, companhia premium também parte do grupo RCCL, e ganhou identidade própria em 2009. Especializa-se em uma experiência upper-premium (acima das companhias premium, mas ainda a baixo das companhias de luxo), com navios menores e mais intimistas. 
 
O navio
Inaugurado no começo dos anos 2000, o Azamara Journey é parte de uma grande e célebre classe de oito navios, conhecida como R Class. Foi encomendado pela Reinassance Cruises, companhia pela qual operou por pouco tempo, com o nome R Six. Antes de navegar pela Azamara, fez muito sucesso na companhia espanhola Pullmantur como Blue Dream, incluindo em temporadas brasileiras, qundo era fretado pelo operador brasileiro CVC.

Foi totalmente reformado em 2012, quando voltou a ter o casco azul, e ganhou as características que atualmente ostenta. Com 30,277 toneladas, possui capacidade para apenas 694 passageiros (em ocupação dupla) que são atendidos por 408 tripulantes. Construído na França, foi um dos primeiros navios a apresentar a maior parte das cabines com varanda, algo até então presente em pequeno número, e normalmente reservado a suites. Possui 181 metros de comprimento por 25 metros de largura.

 
Os roteiros
A Azamara Club Cruises opera em todo o mundo com seus dois navios, que variam seus roteiros de temporada em temporada. No último ano, o Azamara Journey navegou no Mediterrâneo, Caribe e Costa Oeste dos EUA, do Brasil e América do Sul. Durante este ano, volta a realizar cruzeiros pelo Mediterrâneo e Ilhas Gregas, antes de partir para o Caribe em novembro. Desta vez, no entanto, a América do Sul não está em sua programação, em seu lugar entraram roteiros que passam pelo Canal do Panamá, com roteiros entre Miami e Los Angeles, e vice-versa. 
 
Entretenimento e Culinária
Um dos navios da classe R, o Azamara Journey era originalmente decorado com um estilo que buscava reviver a época áurea dos transatlânticos, ao passo que criava uma atmosfera de country club tipicamente britânica. Com as reformas pelas quais passou desde que entrou em operação, perdeu um pouco dessas características, apresentando estilo mais eclético.

Entretanto, continua diferente da maior parte dos navios de cruzeiro moderno, possuindo, por exemplo, corrimãos de ferro esculpido em seu lobby, que conta também com uma grande escadaria de mármore branco. Com 30,000 toneladas é um navio pequeno e intimista. Possui um show-lounge, o The Cabaret, quatro restaurantes, um casino, um spa (com academia e salão de beleza), três lojas, uma cafeteria, uma biblioteca, um lounge panorâmico e três bares.  

 
O restaurante principal é o Discoveries, localizado na popa, no deck 5. O Discoveries é um dos maiores espaços públicos a bordo, contando também com um bar em sua entrada, o Discoveries Lounge. Funcionando no sistema a la carte, esse restaurante abre para todas as refeições, e pode funcionar com turnos definidos ou turno aberto, dependendo da viagem e da quantidade de passageiros a bordo. Já o Windows Café é o buffet self-service de bordo, localizado próximo à piscina no deck 10. Com área externa, o restaurante também abre para todas as refeições, em turno aberto. O Journey ainda possui dois restaurantes de especialidade, o Aqualina, de frutos do mar e culinária mediterrânea e o Prime C Steackhouse, uma churrascaria. Ambos são cobrados a parte (a exceção fica por conta dos hóspedes das suítes, que podem ganhar jantares nestes restaurantes). 
 
Acomodações
A maior parte das cabines no Azamara Journey possui varanda. São ao todo 17 categorias de cabines, divididas em quatro grupos maiores: as suítes, as cabines com varanda, as externas e as internas. Destaque para a Club World Owner’s Suite, que possui uma área de estar separada do quarto, varanda dupla voltada para a popa, banheiro com mármore e banheira e outras características como reprodutor de DVD, lavabo para convidados, TVs de tela plana e frigobar.

Além disso, as suítes, de qualquer categoria, também incluem o serviço de mordomo inglês, check-in e desembarque prioritários, arrumação e desarrumação da mala por funcionários do navio, vinho e frutas como boas vindas, chá da tarde gratuíto na cabine, uma reserva cortesia em um dos dois restaurantes de especialidade do navio e outros.