Navios chr38 Cia

Splendour pela última vez

22/04/2015
Splendour pela última vez | Jornal da Orla
Depois de quinze anos, o tradicional splendour of the Seas, da Royal Caribbean International, se despediu de Santos. Na última segunda-feira, o navio, que estreou na cidade em dezembro de 2000, encerrou sua última temporada brasileira com a escala na cidade para embarque de passageiros que seguiram rumo à Europa. Vendido para uma companhia de navegação inglesa, a Thomson Cruises, a embarcação realiza sua última temporada na Europa (entre maio e novembro), antes de seguir para os Emirados Árabes, onde será entregue a seu novo operador em abril de 2016. 
 
Um dos seis navios da classe Vision, o Splendour foi entregue em 1996, e totalmente reformado em 2011. Foi o primeiro navio de grande porte a atuar no Brasil, ainda na temporada 2000/2001, e desde então vinha sendo referência no mercado nacional, com vários prêmios e reconhecimentos conquistados. Para marcar a despedida, o grupo no facebook “Cruzeiros: Nós Amamos e Queremos Mais!” organizou um evento no Deck do Pescador, na Ponta da Praia. Participando do evento, mais de 50 pessoas saudaram a última saída do navio do porto. A prefeitura e o terminal não prepararam programação especial para o navio que trouxe centenas de milhares de passageiros à região em suas oito temporadas brasileiras. 
 
Novo navio da MSC Crociere se chamará MSC Meraviglia 
 
Crédito de foto: Divulgação

 
Após anunciar que o primeiro navio da classe Seaside se chamará MSC Seaside e ficará baseado em Miami durante todo o ano, a MSC Crociere divulgou detalhes do primeiro navio da classe Vista. A companhia atualmente trabalha em parceria com dois estaleiros europeus para ampliar sua frota; desensolvendo duas classes diferentes de navios, que a princípio terão duas embarcações de grande dimensões cada. O primeiro desses navios a ser entreguer, que é o primeiro da classe Vista, terá entrega em maio de 2017 e se chamará MSC Meraviglia. Novo flagship da frota, está sendo construído no STX France, de St. Nazaire, França. 
 
Além do nome, a companhia também revelou que o Meraviglia fará roteiros no Mediterrâneo Ocidental em sua temporada inaugural, com embarque em Marselha, Barcelona e Gênova. Segundo a companhia, o navio terá como uma de suas atrações a parte tecnológica, com, entre outras atrações, um telão de 480 m² que ficará localizado no teto de uma grande promenade de dois andares, e reproduzirá cenas dos destinos em que o navio se localiza, em tempo real. O nome Meraviglia já foi anteriormente anunciado pela MSC em outro projeto de navio, uma quinta unidade da classe Musica, que acabou tendo sua encomenda cancelada há alguns anos. 
 
RMS Queen Mary 2 retorna ao Brasil em 2016
 
Crédito de foto: Divulgação

 
Ausente há alguns anos, o último transatlântico em atividade, o Queen Mary 2 volta ao Brasil em 2016. Em viagem de volta ao mundo, escalará os portos do Rio de Janeiro e Salvador, entre o final de janeiro e o começo de fevereiro do próximo ano. Maior navio do mundo quando inaugurado em 2004, o QM2 é o último transatlântica real construído. Na maior parte do ano, realiza travessias atlânticas entre Nova Iorque, nos EUA e Southampton, na Inglaterra. Durante os meses de inverno no Hemisfério Norte, realiza viagens de volta ao mundo, que de tempos em tempos visitam também o Brasil. 
 
Viking Ocean Cruises e P&O Cruises inauguram novos navios
 
Crédito de foto: Divulgação

 
A Viking Ocean Cruises inaugurou seu primeiro de cruzeiro marítimo recentemente. O Viking Star esteve em construção nos últimos anos no estaleiro italiano Fincantieri de Marghera, e é o primeiro navio marítimo da companhia, que até então se especializava em roteiros fluviais. Com proposta diferenciada, a Viking tem como estratégia focar suas viagens no destino e não no navio, e oferecer uma experiência mais tradicional a bordo. 
 
A P&O Cruises também inaugurou um novo navio recentemente, o Britannia, que foi construído pelo Fincantieri de Monfalcone, na região de Trieste, na Itália. A quase bicentenária companhia, que hoje é parte do grupo Carnival, não inaugurava um novo navio desde 2010, quando entrou em operação o Azura. 
 
Empress encerra temporada nacional ainda este mês


 

Último navio a deixar o Brasil nesta temporada, o Empress encerra a temporada nacional no final deste mês com seus últimos embarques em solo nacional. Após realizar dezenas de mini-cruzeiros e alguns roteiros semanais desde sua chegada no Brasil em novembro do ano passado, o navio da Pullmantur encerra a temporada em Santos no dia 27, partindo com destino a Recife. Em Pernambuco, realiza novamente embarque de passageiros para a partida rumo à Europa, onde opera entre Maio e Novembro.