Cubatão recebe, mais uma vez, o Circuito Sesc de Artes. A programação na cidade acontece dia 26 de abril, no Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº), das 16h às 21h, e inclui apresentações de música, dança, artemídia, circo e estante de troca de livros.
Cubatão está incluído no Roteiro 3, juntamente com São Vicente, Guarujá, Limeira, Cerquilho, Rio Claro, Olímpia, Monte Alto e Ibirá. Aqui na cidade, o destaque em 2015 fica por conta da apresentação da banda Tribo de Jah, com seu legítimo reggae vindo diretamente do Maranhão. Quem não teve a oportunidade de conferir a boa música do grupo em novembro (durante o Cubatão Danado de Bom), poderá acompanhar a apresentação desta vez.
O espetáculo de circo será do Grupo Circo Vox com “Se chove, não molha”. Na história, três pessoas da mesma família chegam para apresentar seu espetáculo. Ficam o tempo todo se preparando para começar o show e dá tudo errado. Depois de muitas trapalhadas, percebem que suas palhaçadas no picadeiro são a verdadeira e divertida apresentação.
A dança será representada pela Trupe Benkady com “Diálogos Ancestrais”. O coletivo paulistano apresenta um repertório de danças e ritmos dos balés tradicionais do povo mandingue, tribo que ocupa parte do território do Mali. A proposta da Trupe é divulgar a riqueza dessa cultura milenar pouco conhecida no Brasil.
A apresentação de Artemídia será da Cia Memelab com “Photolink Remix”, uma instalação em que são projetadas fotos tiradas em duas cidades diferentes, em tempo real, criando um diálogo de imagens de pessoas. O visitante faz seus próprios registros fotográficos ao mesmo em que fotos enviadas de outro município são projetadas no seu corpo.
E o “Leve Livro”, da Cia Muda Prática de Leitura, traz uma estante móvel com cerca de 200 livros para ler e trocar. É só chegar, escolher um e sentar-se em um dos bancos da sala de leitura ao ar livre. A ação busca criar aproximações entre os leitores, estimulando diálogos literários e conversas sobre os livros que cada um já leu, proporcionando a troca de opiniões e histórias.