Roteiros Nacionais

Fortaleza da Barra é cogitada para ser tombada como patrimônio da Unesco

10/04/2015
Fortaleza da Barra é cogitada para ser tombada como patrimônio da Unesco | Jornal da Orla
O Museu da Fortaleza da Barra Grande recebeu a visita do Instituto do Patrimônio Histórico e Asrtístico Nacional (Iphan) na quarta-feira (8). O objetivo foi fazer uma vistoria no museu, que figura entre os dois equipamentos do Estado cogitados para serem tombados como patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
 
O grupo foi recebido pelo secretário municipal de Cultura, Odair Dias Filho, e sua adjunta Patrícia Lima. A visita técnica foi realizada a partir do convite do Iphan de São Paulo. O diretor geral do Instituto, Andrey Rosenthal Schlee, veio de Brasília com sua equipe conhecer o local. Ele disse que para este ano já concorrem ao título da Unesco a cidade de Paraty, a Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte; e o cais do Valongo, no Rio de Janeiro. A Fortaleza da Barra será avaliada para entrar no processo a partir de 2016.
 
“Estamos iniciando o processo de elaboração do dossiê. Estou conhecendo o local, que está entre os dois do Estado que foram incluídos para a lista indicativa.O que me chamou muito a atenção foi o bom estado de conservação e o esforço da Prefeitura e comunidade em utilizar a Fortaleza da Barra com atividades”, pontuou o diretor nacional do Iphan.