Curitiba, a moderna capital do Paraná, completa 322 anos neste domingo, 29 de março. A cidade é considerada uma das metrópoles brasileiras mais bem planejadas, organizadas e com ótima qualidade de vida. Além de preservar extensas áreas verdes, Curitiba é exemplo para outras cidades por sua criatividade em soluções de urbanismo e sua tecnologia em transporte urbano.
A cultura é diversificada e influenciada por imigrantes italianos, alemães, poloneses e ucranianos, dos quais a maioria da população curitibana é descendente. É possível conhecer Curitiba passando pelos pontos turísticos pela Linha Turismo, que parte da Praça Tiradentes em horários regulares. Também é possível desfrutar da gastronomia diferenciada, da arte e cultura que envolve a cidade e estar em contato com a natureza visitando seus diversos e belos parques. A novidade para quem visita a cidade pela primeira vez são os táxis elétricos, ainda em fase de testes, que em breve passarão a integrar a frota tradicional.
Ópera de Arame – Com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico.
Torre Panorâmica – A única torre telefônica no Brasil com um deck observatório de turismo que está aberta para visitação. Com 109,5 metros de altura, foi inaugurada em 1991 e é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba.
Bosque Alemão – Inaugurado em 1996, o Bosque Alemão homenageia a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para Curitiba. O bosque é rico em atrações: o Oratório Bach, uma sala para concertos musicais; a Torre dos Filósofos, com um mirante; a trilha João e Maria; a Casa Encantada, com uma biblioteca infantil; a Praça da Cultura Germânica.
Feirinha do Largo – O bairro São Francisco é famoso pelos bares, pelas construções antigas, pela Igreja da Ordem e pela famosa Feira de Arte e Artesanato do Largo da Ordem, também conhecida como Feirinha do Largo, que acontece todos os domingos, das 9 às 14h. São mais de mil barracas com os mais diversos produtos.
Parque Barigui – É o parque mais frequentado de Curitiba. Além de refúgio para vários animais, é também a grande área de preservação natural da região central da cidade. O acesso é gratuito e fica aberto ininterruptamente.
Rua XV de Novembro – É o centro de comércio popular de Curitiba. Os turistas podem encontrar lojas, restaurantes, bancos e bares tradicionais para tomar uma cervejinha ou saborear um lanche.
Jardim Botânico – Um dos cartões postais mais famosos, o parque funciona como um centro de pesquisas da flora do Paraná. Sua principal atração é uma estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Emoldura a estufa um imenso jardim francês com seus canteiros geométricos.
Santa Felicidade– Os restaurantes são o destaque do bairro criado por imigrantes italianos das regiões do Vêneto e do Trentino. Principal eixo gastronômico de Curitiba, é um desfile de casas típicas, unidades de interesse de preservação pelo valor histórico e arquitetônico.
Museu Oscar Niemeyer – O espaço é dedicado à exposição de artes visuais, arquitetura e design e é composto por aproximadamente duas mil peças. O complexo de dois prédios é considerado um verdadeiro exemplo da arquitetura aliada à arte.