Leitura

Obra conta histórias de mulheres que enfrentaram doenças incuráveis

26/03/2015
Obra conta histórias de mulheres que enfrentaram doenças incuráveis | Jornal da Orla
As jornalistas Beth Soares e Jessika Nobre lançam, no sábado (28), a partir das 18h, na Estação da Cidadania (av. Ana Costa, 340, Gonzaga), o livro-reportagem “Até o Fim”. A obra conta histórias de quatro mulheres, da cidade de Santos, que convivem com doenças consideradas incuráveis.
 
Uma delas, Eguimar, por exemplo, tem absoluta certeza de que São Pedro vai recebê-la com samba. “A morte desistiu de mim.” Outra, Silvia Gonçalves, fala com serenidade da virada de mesa que a vida lhe deu, mas a compreende porque teve coragem – nas palavras dela – de continuar em frente.
 
Sandra Coutinho driblou prognósticos negativos. Teve um filho dez anos depois de ser desaconselhada por seis médicos. “Minha fé sempre encontra um jeito.” E Fabíola Perroni garante que a cruz ficou mais fácil depois que instalou rodinhas nela. “Meu nome recebeu um asterisco, o que me torna única.” A biografia destas quatro mulheres é um conselho sobre a consulta, dia-a-dia, do cardápio da vida.
 
Além disso, Até o Fim relata a trajetória de dois médicos, especializados em Cuidados Paliativos, especialidade que trata do acompanhamento de pacientes que possuem enfermidades ditas incuráveis. Na Baixada Santista, nenhum hospital possui o setor de Cuidados Paliativos.
 
A jornalista Beth Soares explica que “muitas pessoas têm medo de falar sobre a morte. É cultural. Mas este livro não é sobre morte, como se pode pensar de início. É um livro sobre a celebração da vida.”
 
Serviço:
Lançamento do livro “Até o fim”, de Beth Soares e Jessika Nobre
Estação da Cidadania – Av. Ana Costa, 340, Gonzaga
Editora: Ateliê de Palavras
Entrada franca.