Geral

Alunos de Cubatão conversam via Skype com estudantes da Inglaterra

25/03/2015
Alunos de Cubatão conversam via Skype com estudantes da Inglaterra | Jornal da Orla
A primeira experiência de comunicação internacional de alunos da UME João Ramalho ficará marcada para sempre em suas vidas. Na manhã desta terça-feira (24), eles conversaram via Skype (programa de comunicação on line) com estudantes da escola pública Cherry Grove Primary School, da cidade de Chester, no norte da Inglaterra.
 
A atividade faz parte do Programa Connecting Classrooms, promovido pelo Conselho Britânico, do qual participam as professores da rede municipal, Milene Silva Pinheiro e Joyce Moraes da Silva, que atuam na UME João Ramalho, e também os professores ingleses Douglas Moore e Caroline Jones, ambos da Cherry Grove.
 
Em Cubatão para participar de intercâmbio e conhecer o ensino e os estudantes e professores da Cidade, os professores ingleses promoveram o encontro via Skype às 10h30 (horário de Brasília) com alunos de Chester. Na Inglaterra, liderados pela professora Roz Artist, os estudantes se posicionaram no pátio da escola para conversar com os cubatenses, às 13h30 (horário de Chester).
 
O encontro virtual rendeu sorrisos, acenos e olhares curiosos de ambos os lados da tela do computador. Para Maria Clara Assis Oliveira de 10 anos, aluna do 6º ano C, da UME João Ramalho, falar inglês com estudantes de sua idade na Inglaterra foi uma oportunidade muito diferente. “Nunca tinha conversado com crianças em inglês. Fiquei um pouco nervosa. Mas agora perdi o medo e quero fazer isso novamente”, disse a estudante.
 
Durante cerca de uma hora, os 16 alunos cubatenses de sexto e sétimo anos ficaram à frente do computador para se apresentar e conversar com um estudante inglês do outro lado da tela. Nome, comida favorita, para qual time torce, idade e cor predileta foram algumas das informações trocadas pelos alunos.
 
Ao final da conexão, todos ficaram entusiasmados e com olhares que demonstravam uma vontade de repetir o contato. “Acredito que essa atividade tenha sido muito estimulante para os alunos. O projeto não acaba agora e esse contato pode-se repetir o ano todo”, disse a professora Milene Pinheiro.
 
Intercâmbio 
Depois de uma semana conhecendo escolas, professores, projetos e tendo contato com alunos de Cubatão, Douglas Moore e Caroline Jones voltam nesta quarta-feira, dia 25, à Inglaterra. Na bagagem, vão levar a experiência trocada com professores das UMEs João Ramalho, UME Espírito Santo e UME Estado do Mato Grosso. E ainda com os coordenadores do Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC), da Secretaria Municipal de Educação, onde estiveram na segunda-feira, dia 23, para conhecer um pouco do trabalho de formação de professores da rede municipal de ensino.