Após três exposições individuais em Londres, Paris e São Paulo, o artista plástico Neno Ramos vem a Santos para lançar o livro “Neno Ramos – Neo Pop Art”, nesta quarta-feira (25), às 20h. Neno apresenta retículas de corações, maçãs mordidas, estrelas, beijinhos e bolinhas, além da exposição (que leva o mesmo nome do livro), que mostra a evolução de seu trabalho de 1994 até os dias de hoje. A exposição segue até 3 de maio.
O trabalho do artista ressalta o estilo Pop Art, com ícones e imagens fotográficas. Ao longo de sua carreira, Neno conquistou franceses, ingleses e americanos com novas técnicas e com o desenvolvimento de temas inusitados, como “A Viagem de Mona Lisa ao Brasil”, uma utopia tão real que mereceu o “Prix Spécial” no salão da Société Nationale des Beaux-Arts (SNBA) no Carrousel do Louvre, em 2007.
Neno criou fotografias, no estilo irreverente, a partir de locais de suas inspirações como São Paulo, Paris, Londres, Nova Iorque, além dos diversos estados do Brasil os quais utiliza como cenário para as viagens de Mona Lisa. Das fotos surgiram os filmes focando a arte da criação e explicitando sua imaginação em criativos vídeos onde até a música passa a mostrar um pouco da alma deste artista inventivo.
O livro
O livro é uma coletânea da carreira artística, onde se pode acompanhar sua trajetória, evolução, carreira e caminhada por vários nichos das artes, sempre com o olhar voltado à Pop Art. A inovação deste livro está na publicação dos 57 QR codes, o que faz com que o livro seja um livro multimídia de arte. Gianni Carta (Jornalista, escritor, correspondente da revista Carta Capital na Europa) assina o prefácio onde dá ênfase à inserção de QR codes na publicação e diz que “este livro transformou-se em uma obra de multimídia com a inserção de QR codes em suas páginas, os quais, através dos dispositivos móveis dos leitores, envia-os a vídeos, trilhas de áudio e a projeção de slides e outras mídias hospedadas na Web.”
Além dos trabalhos e processos dos mesmos, o livro possui textos de muitos autores e críticos, como Enock Sacramento (crítico de arte e curador), Helô Machado (Jornalista, ex- Editora da Folha Ilustrada), Fausto Chermont (fotógrafo, diretor da mostra “Semana Internacional da Fotografia” em São Paulo), Andréa Ciaffone (Jornalista), Carlos von Schmidt (crítico de arte, curador de duas edições da Bienal Internacional de São Paulo e criador da Off Bienal) e depoimentos vários, como os de François Bellec (Presidente da Societé Nationale des Beaux-Arts – França). Áurea Maldaner (Secretária de Cultura da Embaixada do Brasil em Paris – França), Laudemar Aguiar (Ministro da Embaixada do Brasil em Paris – França), Pierre Henry (Curador do Salon da Societé Nationale de Beaux-Arts – França), Gustavo Zelaschi (Sócio da Camden Art Gallery – Londres), Rosie Marie Bellemur (Curadora da Camden Art Gallery – Londres) e Jean Paul de Bernis (Vice Presidente da Société Academique Arts Sciences et Lettres – França).
Serviço:
Exposição do artista plástico Neno Ramos
Abertura: Quarta-feira (25), às 29h30
Visitação: até 3 de maio
Entrada Franca
Pinacoteca Benedicto Calixto – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Santos