Charmosa, acolhedora e cercada pela exuberante Serra da Mantiqueira, Monte Verde é um convite irresistível para quem quer curtir dias românticos e desfrutar da natureza preservada, seja para contemplação, para se divertir em atividades de ecoturismo ou se aventurar em esportes radicais. A vila fica a mais de 1.600 m de altitude e é bastante procurada principalmente no inverno, quando as temperaturas ficam em torno de 5°C.
Monte Verde pertence ao município de Camanducaia, ao sul de Minas Gerais, quase encostada em São Paulo (apenas 167 km da capital). De dia é brindada pelo sol aconchegante típico de montanha; de noite, o frio é o chamado para degustar delícias da culinária europeia e da autêntica cozinha mineira servidas em pitorescos e sofisticados restaurantes locais.
Os costumes trazidos pelos primeiros moradores, o casal letão Verner Grinberd e Emilia Grinberd, e por outros letões, alemães, suíços e italianos que foram chegando depois, também colaboram para o ‘ar europeu’ que se respira em Monte Verde. Mas a vila tem personalidade e sotaque próprio. A hospitalidade, por exemplo, é típica do povo mineiro. Basta ir a uma das casas de chá ou entrar em um dos pontos de venda de queijos e vinhos, localizadas na principal avenida da estância, para conferir: ninguém sai sem “provar um bocadinho”.
Infraestrutura turística
A vila dispõe de excelente infraestrutura hoteleira – são cerca de 200 hotéis e pousadas -, bares, restaurantes e um movimentado centrinho comercial com boas opções de compras de comidas, malhas e artesanato. Chocolates, geleias, compotas de fruta, doces de leite, queijos, chutneys e cachaças de alambique são algumas das delícias que podem ser saboreadas no comércio local ou levadas para casa.
Geografia privilegiada
Monte Verde é um paraíso ecológico protegido por lei. Parte de seus 650 hectares está incluída na APA (Área de Proteção Ambiental) Fernão Dias, que foi criada para preservar os mananciais da região. O rio mais importante é o Jaguari, considerado um dos cinco melhores rios para rafting do país. A vegetação da vila faz parte dos últimos 7,5% restantes da Mata Atlântica. Além da mata nativa, há uma extensa área de reflorestamento, formada por pinheiros e eucaliptos. A flor oficial de Monte Verde é a hortênsia, que dá um colorido todo especial à região com a chegada da primavera, principalmente a partir de novembro.
Gastronomia para todos os paladares
O pinhão, fruto das araucárias abundantes nas montanhas, aparece nos cardápios de Monte Verde especialmente na época da colheita (de abril a agosto), transformado em pães e farofas, por exemplo. A truta é outro exemplo de produto local que faz sucesso entre os visitantes. Os fondues têm presença garantida no cardápio de vários restaurantes. Para quem prefere uma comidinha caseira, a sugestão são os pratos típicos da cozinha mineira. Há ainda restaurantes especializados em culinária alemã, portuguesa e italiana, como o Portale di Napoli, comandada pelo chef Severino Alves da Silva, criador de exclusivas e deliciosas receitas de Polpettone.
Anote e programe-se
Trilhas para iniciantes e especialistas – As trilhas das florestas que rodeiam Monte Verde abrigam cinco picos principais: Pedra Redonda (a mais popular, com 1.950 m de altitude), Pedra Partida, Chapéu do Bispo, pico do Selado e Platô. As caminhadas (ou trekking), com diferentes níveis de dificuldade, são uma das melhores maneiras de conhecer a região.
Rafting – O rio Jaguari é considerado um dos cinco melhores do país para a prática do rafting e do acquaride, também conhecido como boia cross. O percurso deve ser feito sempre na companhia de guias especializados.
Cavalgadas – Na vila, existem vários pontos de aluguel de cavalos, incluindo animais bem mansos, indicados para crianças e novatos na arte de cavalgar.
Quadriciclos – Monte Verde possui uma das maiores frotas de quadriciclos do país. Menos radicais que as motos e mais emocionantes que os jipes, esses veículos são uma ótima opção para se aventurar e se divertir nas ruas e trilhas da região.
Jipes – Para quem fica cansado só de olhar as montanhas e não se anima a subi-las a pé, uma boa opção é contratar um passeio de jipe. Por trilhas acidentadas, os 4×4 conseguem chegar a vários pontos turísticos da região.
Serviço – A jornalista Mirian Ribeiro visitou Monte Verde a convite da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV)