Quem tem gato sabe como esses bichinhos são vaidosos. Eles lambem o próprio corpo para se higienizar e acabam com os pelos presos na própria língua. Esse gesto pode causar bolas de pelos no sistema digestivo dos felinos.
Por não serem digeríveis, os felinos acabam expulsando os pelos através do vômito. Expelir bolas de pelos pela boca de uma a quatro vezes por mês é considerado normal e não causa nenhum problema ao gato. Nos gatos de pelo curto a média é menor.
No entanto, se o seu gatinho vomita mais do que quatro vezes por mês, se expele bolas sucessivamente ou se passou a vomitar mais do que o normal, procure veterinário.
Dicas
– Se você tem um gato de pelagem longa, opte por alimentos específicos que já ofereçam o benefício de prevenção das bolas de pelos.
– A escovação diária nos gatos ajuda a remover os pelos mortos, evitando que grandes quantidades sejam ingeridas.
– Dar banhos a cada 15 dias no pet.
– Em pet shops é possível encontrar graminhas próprias para gatos que vivem dentro de casa. Elas ajudam no controle das bolas de pelos.
– Estimular atividades físicas e distrações ao gato pode ajudá-los a conter o tédio, fazendo com que ele diminua o gesto de se lamber.
– Leve seu felino ao veterinário a cada 6 meses para que o médico avalie o estado geral da saúde de seu pet.