Santos

Força-tarefa identifica 86 casos de trabalho infantil

26/02/2015
Força-tarefa identifica 86 casos de trabalho infantil | Jornal da Orla
Técnicos da Prefeitura de Santos identificaram 86 crianças submetidas a trabalho infantil. A situação foi encontrada em cinco pontos: : na entrada da Cidade, no cruzamento das avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima; no Gonzaga (Praça da Independência e em frente aos shoppings); no Centro (praças Mauá e da República, Bolsa do Café e em frente à Alfândega); no Embaré (imediações da Igreja de Santo Antônio); e em frente a supermercados próximos à Praça José Oliveira, no Castelo.
 
Em busca de trocados, as crianças fazem malabares, engraxam sapatos, tomam conta de veículos, vendem objetos, bebida e comida.
 
Os dados são resultado da força-tarefa realizada pela Secretaria de Assistência Social (Seas) entre 17 de dezembro e 12 de fevereiro. A ação contou com a participação da Secretaria de Assistência Social de São Vicente, já que 36 meninos são da cidade vizinha.
 
Segundo a chefe de Departamento de Proteção Social Especial da Seas, Rejane Oliveira, todos os santistas em trabalho infantil estão identificados. Dez já são acompanhados por técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), um foi acolhido e quatro estão sendo acompanhados pelo Conselho Tutelar ou por ONG.
 
Os demais ou não foram mais encontrados trabalhando, resistem às abordagens ou estão sendo convencidos a entrar na rede de serviços públicos. Com os jovens de São Vicente, esse mesmo trabalho tem de ser desenvolvido pelo Creas daquele município.