O início do ano da cabra (ou carneiro) será comemorado no próximo final de semana na Liberdade, bairro que concentra a comunidade oriental na capital paulista. A 10ª Festa do Ano Novo Chinês acontece sábado e domingo (21 e 22) e é considerado o maior evento público do gênero fora da China. De acordo com o calendário chinês, passaremos para o ano 4713. Diferente do branco tradicional em nossa cultura, a cor predominante nessa celebração é o vermelho, usado para espantar os maus espíritos, trazer prosperidade e boa sorte.
Várias atrações estão programadas para os dois dias de festividades. Entre elas, o desfile do dragão e do leão, para espantar os maus espíritos e trazer boas energias para o ano que começa; um culto ecumênico com as principais lideranças das religiões chinesas no Brasil e a tradicional cerimônia da prosperidade e fogos de artifício.
Também haverá pintura chinesa, show de troca de máscaras Bian Lian, dança do leque, apresentação de corais infantil e adulto budista, danças com senhoras chinesas em trajes típicos, pop chinês, feng shui, Tai Chi Chuan, Qi Gong e artes marciais. As comemorações são uma realização da JCI Brasil China e 21 Tomates Fritos.
Calendário lunar
O calendário chinês leva em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O ano novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. Cada novo ano é relacionado a um dos doze animais da astrologia chinesa. São eles: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco.
Festa em família
De acordo com a tradição, o rito de passagem de ano começa semanas antes, quando os chineses costumam limpar seus lares para afastar os maus espíritos. Assim como na comemoração ocidental do Ano Novo, os chineses constumam reunir-se em família e produzirem uma mesa farta na noite da véspera do Ano Novo. Quando o relógio marca meia-noite, todos comem um bolinho chinês cozido e os mais velhos presenteiam os mais jovens e solteiros com dinheiro – entregue sempre em um envelope vermelho, que, por superstição, não deve ser aberto na frente de quem presenteia. Logo depois tem início a queima de fogos, jogos e brincadeiras. A comemoração só termina no 15º dia do mês, com a Festa das Lanternas.
Serviço
10ª Festa do Ano Novo Chinês
Data: sábado (21), das 12h às 20h, e domingo (22), das 11h às 18h
Local: Praça da Liberdade, região central de São Paulo
Evento gratuito.
Mais informações www.anonovochines.org.br