A Libra Terminais Santos, do Grupo Libra recebeu ontem o navio CMA CGM Tigris, o maior a navegar na costa brasileira, em um evento que marcou o início das operações do veículo no País.
Fabricado em 2014, o “Tigris”, que faz parte de uma série de 28 navios da CMA CGM e que está dentro de uma classe com capacidade entre 9.400 e 10.900 TEU´s, operará uma das rotas entre Brasil e China. Ele dará inicio em Shangai e passará por portos importantes como Hong Kong, Singapura, Santos, Paranaguá, Buenos Aires, Montevidéu, entre outros.
Em evento nas instalações da Libra Terminais Santos, Marcelo Araujo, Presidente Executivo do Grupo Libra, e Laurent Calvino, Diretor Geral da CMA Brasil, receberam autoridades e fizeram uma visita ao navio. “Para a Libra é um enorme prazer termos sido escolhidos para receber o Tigris, pois trata-se de uma embarcação de última geração que está sendo trazida ao País e que celebra uma parceria estratégica de anos entre o Grupo Libra e a CMA CGM.”, disse Marcelo Araújo no evento.
O CMA CGM Tigris se adapta às restrições de calado encontradas na costa brasileira. Por deter a maior capacidade de carga conteinerizada do Brasil, o “Tigris” poderá alavancar, ainda mais, o transporte de mercadorias que exigem cuidados especiais, como carnes, aves e seus derivados, frutas, grãos, madeira, tabaco, máquinas e materiais, peças para automóveis e diversos produtos alimentícios.
Em linha com a política de desenvolvimento sustentável do Grupo, o navio CMA CGM Tigris possui todas as mais recentes tecnologias ambientais que reduzem significativamente suas emissões de C02. Ele está equipado com as novas formas de proa bulbosa que contribuem para melhorar a hidrodinâmica do navio a uma velocidade de 16 a 18 nós.
Sustentabilidade – O “Tigris” é uma embarcação com capacidade de 10.622 TEU´s e que faz parte da frota própria do Grupo CMA CGM. Construído em apenas 10 meses e navegando sob a bandeira de Malta, o CMA CGM Tigris foi projetado para oferecer máxima capacidade de embarque. Além disso, o novo veículo é o quarto dos novos 28 navios a entrar na frota de classe entre 9.400 e 10.900 TEU´s, até meados de 2016.
Equipada com bulbos hidrodinâmicos, a embarcação possui motorização controlada eletronicamente com moderno sistema de escape de gases, que oferece melhor controle de gasto de combustível. Possui sistema de tratamento de água de lastro e utiliza contêineres ecológicos (piso de bambú, estrutura de aço leve, por exemplo), que, quando aplicados em embarcações de grandes dimensões, pode representar uma economia de até duas toneladas de combustível por dia, que significa de três a seis toneladas de emissão de CO2.