Entramos na semana que abre a festa mais divertida e popular do país. Este ano o Carnaval acontece de 14 a 17 e muitas cidades já vivem sob o reinado de Momo, com música, dança e muita alegria. Do mundialmente famoso Carnaval do Rio de Janeiro aos eletrizantes trios que percorrem as ruas de Salvador; do frevo e bonecos gigantes que dão graça à festa em Recife e Olinda ao Carnaboi em Manaus, que une a festa com a tradição do boi-bumbá de Parintins. Pequenas cidades também se destacam no disputado cenário da folia.
Rio de Janeiro – O Rio de Janeiro é considerado a capital mundial do Carnaval, pois toda a cidade entra no ritmo do feriado mais esperado do país; ruas, baladas e praias são tomadas pelos blocos, trios e bandas. Além dos espetaculares desfiles das escolas de samba na Sapucaí, há mais de 400 blocos desfilando na Zona Sul e pelo centro da cidade, carregando multidões com muita música e diversão.
Recife e Olinda – O carnaval de frevo, maracatu e bonecos gigantes terá mais de 1,6 mil atrações na cidade. Os principais shows anunciados são dos grupos O Rappa e Titãs, e os cantores Alceu Valença, Elba Ramalho, Diogo Nogueira e Nando Reis. São mais de 63 polos de animação. Em Pernambuco, os passistas pulam Carnaval de sombrinha na mão e frevo no pé e a festa encerra somente na Quarta-feira de Cinzas com o bloco Bacalhau do Batata.
Ouro Preto (MG) – A cidade mineira é hoje palco do maior e mais concorrido carnaval universitário do país. Com mais de 300 repúblicas estudantis, a histórica Ouro Preto se destaca com os blocos de rua, as escolas de samba, as festas nas repúblicas e os shows realizados pelos artistas locais e por grandes nomes da música brasileira.
Salvador – O carnaval em Salvador é para quem gosta de muita agitação. A expectativa é atrair mais de 1 milhão de turistas. Em ritmo de axé e muita batucada, foliões com ou sem abadá (camiseta que identifica os blocos) se divertem acompanhando os famosos trios elétricos e ícones como Claudinha Leitte, Ivete Sangalo, Asa de Águia, entre outros. Este ano, o carnaval está com mais atrações gratuitas para o folião “pipoca”, já que diversos trios sairão sem corda.
São Luiz do Paraitinga (SP) – Guardiã do estilo tradicional, a cidade que fica a 180 km da capital criou fama como o melhor carnaval de marchinhas do Estado de São Paulo. As músicas são criadas pelos próprios moradores da cidade e atraem milhares de turistas. Além dos blocos que desfilam todos os dias – conhecidos são os blocos Juca Teles, Maricota e Gabriel Barbosa (O Bexiga) -, uma atração do carnaval são os bonecos gigantes que percorrem as ruas decoradas com chitas da histórica São Luiz, que é Patrimônio Cultural Nacional.
Socorro (SP) – A cidade do Circuito Paulista das Águas também tem tradição com carnaval de marchinhas. O tema da festa deste ano é “Ritmos do Brasil”, com ruas e praças da cidade decoradas com figuras que representam danças típicas das regiões brasileiras, de norte a sul. Além de blocos, trios elétricos e bandas, durante os quatro dias de desfile acontecem desfiles de escolas de samba e matinês para a criançada.