Notícias

Reciclagem do olhar

28/01/2015
Reciclagem do olhar | Jornal da Orla
Até domingo (1º), as areias da praia do José Menino, ao lado do Emissário Submarino, serão o palco da exposição “PETS”. São esculturas gigantes na forma de garrafas de refrigerante, idealizadas pelo artista plástico Eduardo Srur.

A mostra, que já esteve às margens do Rio Tietê, em 2008, e na represa Guarapiranga, em 2012, sugere uma reflexão para os caminhos percorridos pelo lixo descartado de forma incorreta e as consequências ambientais causadas por esses materiais.  
 

Em Santos, cujo mar é a rota final do lixo indicada pelo artista, são recolhidas cerca de 450 toneladas de lixo limpo por mês. Mas a Secretaria de Meio Ambiente da cidade conta com a colaboração dos santistas para que esse número fique cada vez mais próximo do volume de lixo orgânico recolhido, que é de 15 mil toneladas mensais.
 
“A exposição cria uma narrativa visual de esculturas que surgem nas margens de um rio metropolitano contaminado, depois reaparece nas águas da represa que abastece a cidade e, finalmente, encontra seu destino no mar para onde correm todos os rios do mundo”, explica Srur. 
 
Intervenção e reflexão
Eduardo Srur é conhecido por trabalhos que têm a sustentabilidade como tema principal e que denunciam situações de desrespeito ao meio ambiente. A mostra “PETS” conta com 20 garrafas infláveis feitas de vinil, cujos tamanhos (3 metros de altura por 10 de comprimento) fazem com que sejam notadas em vários pontos da orla de Santos, principalmente, à noite, quando ficam iluminadas por lâmpadas fluorescentes. “A mensagem da obra vai além da questão ambiental: ela propõe a reciclagem do olhar”, diz o artista. 
 
COLETA SELETIVA EM SANTOS
 
Segunda-feira – 8h – Estuário, Piratininga, São Manoel, Alemoa. 13h – Boqueirão

Terça-feira – 8h – Santa Maria, Bom Retiro, Vila Belmiro, Valongo, Morro São Bento, Boa Vista, Pacheco, Vila São Bento. 13h – Campo Grande

Quarta-feira – 8h – Paquetá, Vila Nova, Centro e Jardim Castelo. 13h – Marapé e Gonzaga (zona comercial)

Quinta-feira – 8h – Rádio Clube, Vila São Jorge, Chico de Paula, Jabaquara e Monte Serrat. 13h – Pompéia, José Menino e Gonzaga (comercial/ residencial)

Sexta-feira – 8h – Vila Mathias, Areia Branca e Gonzaga (zona comercial). 13h – Embaré e Aparecida

Sábado – 8h – Caneleira, Saboó e Encruzilhada. 13h – Ponta da Praia, Gonzaga (zona comercial), Nova Cintra, Macuco