Teatro

SV recebe Festival Internacional de Teatro Infantil

27/01/2015
SV recebe Festival Internacional de Teatro Infantil | Jornal da Orla
São Vicente se torna a capital latina da arte cênica com o 2º FITI – Festival Internacional de Teatro Infantil de São Vicente, que ocorre entre quarta-feira (dia 28) e domingo (dia 1º). Artistas do Brasil, Argentina, Espanha, México e Portugal se encontram com a comunidade em 17 atividades. São gratuitos os eventos formativos e bate-papos que ocorrem nas manhãs e tardes nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho (Rua Tenente Durval do Amaral, 72, Catiapoã). Já os ingressos para as apresentações das peças e contações de histórias precisam ser trocados com meia hora de antecedência por 1 Kg de alimento não-perecível, sendo iniciadas diariamente às 19h30. Serão disponibilizados 80 lugares para cada sessão.
 
“Parte do elenco estrangeiro da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente estará conosco no festival. Nossa proposta é que nos próximos anos o FITI se consolide ampliando a oferta de atividades e espetáculos, como também aumentando o público”, argumenta o secretário municipal da Cultura e realizador do evento, Amauri Alves. Ao seu ver, o FITI atinge muitos objetivos: oferece ao público infantil de São Vicente obras de qualidade com linguagens diversas, proporciona o intercâmbio entre produtores locais com os grupos estrangeiros, e, “assim, cria diálogos e conexões capazes de proporcionar a circulação de bons espetáculos da região por outros países em futuras oportunidades”. 
 
A programação contempla as sessões das peças, sempre às 20 horas respectivamente de quarta-feira a domingo: “Teatro Dom Roberto” (S/A Marionetas/Portugal) “Iroco, a árvore mágica” (Grupo Delivre Delírios/Brasil), “Contos da Mata” (Cia Histórias do Baú/Brasil), “Cuentos de La Luna Antiqua y um amor Wirrarika” (Grupo Rehilete Azul/México) e “A Oca do Curumim” (Cia Histórias do Baú/Brasil).
 
Mesa Redonda
O FITI também conta com a participação de vários realizadores internacionais, como a diretora do Centro Internacional de Títeres em Tolosa (Espanha), Idoya Ortegui Martinez, e a diretora do Museu da Marioneta de Lisboa (Portugal), Maria José Machado Santos. Além de bate-papos sobre a atuação de suas entidades, também haverá outros eventos, como o lançamento do livro do português José Gil “Teatro Dom Roberto – Os Novos Palheta”.
 
Atividades formativas
Durante esta semana, serão realizadas três atividades formativas gratuitas, cada uma com 15 vagas. Na quarta e quinta-feira, das 9 às 13 horas, ocorrerá a oficina “Poética da Sombra”, ministrada pelo argentino Alejandro Skylar sobre teatro de sombras. Já na sexta-feira e no sábado, na mesma hora, a arte-educadora mexicana Gabriela Rosas tratará sobre a confecção de catrinas, bonecos de cartonaria típicos do seu país. E no sábado, também no mesmo horário, o diretor teatral Marcelo Lafontana dirige um workshop de Introdução ao Teatro de Formas Animadas. Os alunos devem levar um documento oficial com foto e uma carta de interesse para pessoalmente nas Oficinas Culturais. Informações: 3468-8636.
 
Programação
 
Quarta-feira (dia 28)
9 às 13 horas – Oficina “Poética da Sombra”, de Alejandro Skylar (Argentina);
14 às 17 horas – Mesa redonda “Teatro de Bonecos – Uma linguagem universal” com: a diretora do Centro Internacional de Títeres em Tolosa (Espanha), Idoya Ortegui Martinez; a diretora do Museu da Marioneta de Lisboa (Portugal), Maria José Machado Santos; os bonequeiros Alejandro Skylar (Argentina) e Gabriela Rosas (México); o representante do Sesc; a produtora executiva do FITI, Marcia Alves e o secretário da Cultura de São Vicente e produtor do FITI, Amauri Alves;
19h30 – Contação de história “O Leão e o Ratinho”, com Fernando Rino da Cia Histórias do Baú;
20 horas – Espetáculo “Teatro Dom Roberto”, de José Gil, da S/A Marionetas (Portugal).
 
Quinta-feira (dia 29)
9 às 13 horas – Oficina “Poética da Sombra”, de Alejandro Skylar (Argentina);
14 às 17 horas – Palestra e lançamento do livro “Teatro Dom Roberto – Os Novos Palheta”, de José Gil (Portugal);
19h30 – Contação de história “A Gansa dos Ovos de Ouro”, com Fernando Rino da Cia Histórias do Baú;
20 horas – Espetáculo “Iroco, a árvore mágica”, do Grupo Delivre Delírios (São Paulo).
 
Sexta-feira (dia 30)
9 às 13 horas – Oficina de confecção de Catrinas (bonecos de cartonaria), de Gabriela Rosas (México);
14 às 17 horas – Encontro “A importância da pesquisa para o desenvolvimento e preservação da arte dos títeres”, com a diretora do Centro Internacional de Títeres em Tolosa (Topic/Espanha), Idoya Ortegui Martinez;
19h30 – Contação de história “O Realejo da Galinha”, da Cia Histórias do Baú;
20 horas – Espetáculo “Contos da Mata” da Cia Histórias do Baú.
 
Sábado (dia 31)
9 às 13 horas – Oficina de confecção de Catrinas (bonecos de cartonaria), de Gabriela Rosas (México);
14 às 17 horas – Encontro “A importância da preservação e conservação da memória da marionete no mundo”, com a diretora do Museu da Marioneta de Lisboa, Maria José Machado Santos;
19h30 – Contação de história “O Realejo da Galinha”, da Cia Histórias do Baú;
20 horas – Espetáculo “Cuentos de La Luna Antiqua y um amor Wirrarika”, do Grupo Rehilete Azul (México)
 
Domingo (dia 1º)
9 às 13 horas – Workshop de Introdução ao Teatro de Formas Animadas, de Marcelo Lafontana (Portugal)
19h30 – Contação de história “O Realejo da Galinha”, da Cia Histórias do Baú;
20 horas – Espetáculo “A Oca do Curumim”, da Cia Histórias do Baú.