A Exposição “Santos Minha Santos”, comemorativa do 469º aniversário desta bela cidade rica em belezas naturais, reúne trabalhos de seis artistas da região, EDUARDO VIRTUOSO, MARCELO DOS SANTOS, MONICA FIGO, NORMA GUIMARÃES, VANESSA RODRIGUES E WALKYRIA BENTO – até 3 de fevereiro, no Lounge Praiamar. A mostra reúne ao todo 22 trabalhos dos seis artistas, integrantes do portfólio do Eikones Escritório de Arte, comandado pelo renomado artista plástico JADIR BATTAGLIA, que retratam a cidade sob um olhar apaixonado por meio da pintura, desenho e fotografia. Uma justa homenagem! Para eles, a pergunta:
“Por meio das lentes, pude descobrir e conhecer uma Santos que contribuiu para a construção do meu olhar. Nela, eu me sinto realizada em formar minha história e viver com minha família e amigos todas as oportunidades que ela me traz. É encantador caminhar pelas ruas planas da cidade e observar a história, seja nas pessoas, nos encontros que os canais propiciam entre um bairro e outro, nas curvas da avenida da praia quando é possível se perder no horizonte do mar e na arquitetura onde o antigo e o novo se misturam. Santos também representa lugar de múltiplas paisagens que se revelam no tocar das luzes das quatro estações. Lugares como os cortiços, onde os antigos casarões ainda trazem as marcas da lembrança e revelam um mundo atrás das fachadas, portas e janelas. Por isso, sou realizada em fazer parte da construção da memória visual da cidade”.
VANESSA RODRIGUES
“Santos representa vida! Em todos os sentidos, minha ligação é muito profunda com esta cidade. Cada esquina, cada rua, cada quadra! Tudo o que podemos encontrar na praia, na orla: amor, calor, diversão! Desde pequena, quando voltávamos para Santos, pela Serra, ao enxergar as luzes da cidade, lá de cima, já sentia uma paz… a certeza que minha casa estava chegando. Meu porto seguro! No dia a dia corrido de mãe e profissional, não era possível tirar proveito da grandeza e da beleza desta cidade. Foi por isso que tentei as artes. Arquitetura, jardins, praia, história, quantas imagens eu poderia guardar!”.
MÔNICA FIGO
“Estar em Santos é se sentir em casa. Caminhar ou pedalar por essa cidade faz com que a gente perceba que podemos rodar o mundo todo, mas dificilmente nos sentiremos tão bem quanto nos sentimos aqui. É uma cidade linda e todos que aqui habitam ou visitam sabem disso. Por isso, os santistas são patriotas e têm muito orgulho de falar que são de SANTOS. Afinal, mesmo não sendo uma capital, temos um reconhecimento nacional enorme. Temos o maior porto da América Latina, o maior jardim de orla do mundo e, claro, finais de tarde espetaculares, um centro histórico restaurado, muretas sempre muito bem conservadas e palmeiras e coqueiros que completam o clima tropical. Fotografar Santos, portanto, é transmitir um pouco do que vejo enquanto passeio pela cidade. São formas, cores, ângulos e ícones que às vezes passam batido durante o nosso dia a dia. Por isso, a cada pausa que se faz para apreciar a cidade, é hora também de agradecer por estar aqui, na nossa Santos”.
EDUARDO BOTTENE VIRTUOSO
“Santos é para mim o que é, e sempre será, para muita gente que vem de outro lugar: uma grande mãe acolhedora. Vim para cá há 24 anos e aqui fiquei embalado pela hospitalidade das pessoas, pela beleza da cidade e pela vida saudável que se leva. Mas, ao mesmo tempo, o fato de ter me criado em outra cidade e de ser uma pessoa reservada me fez manter a condição de observador e de ver quase sempre através do olhar de estrangeiro, atento às características e costumes que praticamente passam despercebidos por quem nasceu e vive aqui. E foi a fotografia que me ensinou a dialogar verdadeiramente com a cidade buscando nela não o fascínio turístico, mas sua intimidade cotidiana. Muitas de minhas séries e projetos fotográficos buscam uma interpretação pessoal a aquilo que, para muitos santistas, é apenas o seu dia a dia. E isso é um exercício estimulante e muito divertido”.
MARCELO DOS SANTOS
“Durante a maior parte da minha vida, morei em São Paulo. Eu me apaixonei por Santos à primeira vista. Considero uma cidade humana, elegante, com charme inigualável. Ao tomar café em frente à Bolsa do Café, sinto-me numa cidade de sonho. As praias magníficas, sete quilômetros de jardins bem cuidados , uma pulsante vida cultural outorgam à cidade uma grande qualidade de vida, artigo raro hoje em dia em outras paragens. Onde quer que esteja em Santos, eu me sinto feliz”.
NORMA GUIMARÃES
“Amo Santos, linda e maravilhosa! Santos é uma cidade inspiradora! Como artista, tenho necessidade de expandir minha sensibilidade e Santos é a cidade ideal para este despertar, com suas paisagens, sua natureza e o mar com sua belíssima orla laureada de navios que são minha paixão. Pois desde sempre eles fizeram parte do meu inconsciente e se refletem em meus desenhos e composições. Quero seguir sempre homenageando nossa Santos. Parabéns Santos!”.
WALKYRIA COSTA SOUZA BENTO