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Porto volta a receber cinco navios de cruzeiro simultaneamente

21/01/2015
Porto volta a receber cinco navios de cruzeiro simultaneamente | Jornal da Orla
Em dezembro, o Porto de Santos recebeu novamente cinco navios de cruzeiro ao mesmo tempo. A instalação já tinha recebido cinco navios no sábado dia 6, quando movimentou 16 mil passageiros. A expectativa para o dia 20, era de maior movimentação de passageiros, já que todos os navios realizarão embarque e desembarque de passageiros. Além disso, a capacidade somada dos navios do dia 20 é maior que a do dia 6. A maior parte dos navios iniciou neste dia seus cruzeiros de Natal, a exceção ficou por conta do Empress, da Pullmantur, que ainda retornou ao porto no dia 24. Além do Empress, visitaram o porto no dia 20, o Splendour of the Seas, o MSC Poesia, o Sovereign, o Costa Favolosa; estas embarcações são operadas, respectivamente por Royal Caribbean International, MSC Crociere, Pullmantur e Costa Crociere.
 
Temporada nacional completa


Com a chegada do Costa Favolosa, no dia 13, está completa a frota dedicada ao mercado brasileiro na temporada 2014/2015. O navio de bandeira italiana foi o último a chegar no país para a temporada local, que será atendida nesta estação por nove embarcações. Inaugurado em 2011, o Favolosa realiza sua quarta temporada brasileira, e é operado pela italiana Costa Crociere. Parte da classe Concordia, é um dos maiores e mais novos navios da frota, com capacidade para cerca de 3,800 passageiros em ocupação máxima. Único navio da companhia a realizar embarques em Santos nesta temporada, alternará até o final de março, roteiros para a Argentina e o Uruguai, e roteiros para o Nordeste. Os primeiros, com escala em Buenos Aires e Montevideo, duram oito noites, já os segundos, escalam Ilha Grande, Ilhabela, Búzios e Salvador, e possuem seis noites. Em 2014/2015, a Costa também operará o Costa Pacifica na América do Sul, entretanto, ficará dedicado ao mercado argentino, com embarque majoritário em Buenos Aires; em algumas viagens também é possível embarcar no Rio de Janeiro. 
 
Veneza estuda alternativas para continuar recebendo navios de grande porte


Apesar de ter derrubado a lei que proibia que navios com mais de 96 mil toneladas atravessem o centro da cidade e entrem no terminal de cruzeiros de Veneza, o Governo Italiano está estudando alternativas para que as embarcações de grande porte utilizem as instalações portuárias da cidade sem precisar cruzar a parte sua parte histórica. O governo chegou a proibir o trânsito destes navios no centro da cidade após meses de protesto de ativistas e moradores, que defendiam a tese de que o movimento causado pelos gigantes no Canal da Giudecca estava afetando diretamente as fundações da histórica cidade. Como o terminal de cruzeiros veneziano está localizado próximo à entrada terrestre da cidade, cada navio que atraca na instalação precisa atravessar toda a Serenissima, passando, inclusive pela Piazza de San Marco. A lei, entretanto, foi derrubada por um tribunal de Veneto, há alguns dias, que a considerou inconstitucional.
 
Ainda assim, o governo italiano estuda duas possibilidades principais para continuar recebendo os navios sem prejudicar a cidade: a abertura de um novo canal de acesso ao terminal, ou a construção de uma ilha artificial de 940 metros fora da lagoa veneziana. A segunda é tida como a mais segura pelos ambientalistas, que temem que a dradagem de parte da lagoa para a abertura de um novo canal posso prejudicar o ecossistema local. O novo caminho para o terminal, utilizaria em parte uma rota de navios de carga, e eliminaria a passagem pela parte histórica da cidade. A ilha artificial, no entanto, manteria os navios em alto mar, eliminando qualquer possível conflito. Projetada para receber até cinco navios de grande porte simultaneamente, a ilha serviria de base para a partida de grandes catamarãs, com capacidade para 800 passageiros cada, que levariam os passageiros diretamente ao terminal. Com custos semelhantes, um dos projetos deverá ser escolhido pelo governo italiano em breve; a previsão inicial era o começo 
deste ano, entretanto, o estudo dos impactos ambientais de ambos está atrasado.
 
Miami quer ser porta de entrada para o Caribe dos brasileiros
Foto: Divulgação

Em evento em São Paulo, no final do último mês, Eric Olafson, diretor do PortMiami conversou com a coluna Navios & Cia sobre o seu porto e o mercado nacional de cruzeiros. O executivo norte-americano havia estado no dia anterior no porto de Santos, onde havia trocado experiência com autoridades locais para o desenvolvimento da indústria dos cruzeiros local, e especialmente para a elaboração do projeto do novo terminal de cruzeiros da cidade, que será construído na área do Porto Valongo, no Valongo. Maior porto de cruzeiros do mundo, Miami, nos EUA, é ponto de partida para boa parte dos roteiros que navegam pelo Caribe. Segundo Olafson, boa parte dos turistas que se hospoedam em hotéis em Miami, vão embarcar, ou desembarcaram de algum dos navios que tem como base a cidade na Flórida. Ainda segundo ele, entre estes, os brasileiros estão em número significativo. “Os brasileiros adoram Miami”, disse. “Me contaram que uma das razões para a Disney posicionar um navio a partir de Miami, é a preferência dos brasileiros pela cidade”, completou, referindo-se a escolha do porto de Miami como novo porto-base para a Disney Cruise Line, que até então operava apenas a partir de Port Canaveral. Oafson ainda lembrou que a cidade de Miami torce pelo desenvolvimento do mercado brasileiro, já que as companhias estão sediadas na cidade, e seus crescimentos ao redor de todo mundo significam também acréscimo de pessoal nos escritórios norte-americanos.