Comemorado sempre no dia 21 de janeiro, o Dia do Surfista em Santos terá uma programação dupla este ano. Junto à tradicional homenagem na Prefeitura, com a entrega de placas a pioneiros que ajudaram a “construir” a cultura do esporte, será realizada uma ação especial na Secretaria de Cultura de Santos, no Teatro Municipal Braz Cubas, com artistas transformando pranchas de surf em obras de arte.
Criado pela lei municipal 2172, de autoria do vereador Fábio Nunes, em 19 de dezembro de 2003, o Dia do Surfista tem como objetivo valorizar a história do esporte na Cidade. Foi em Santos que o surf “nasceu”, com os primeiros registros nos fim dos anos 30 com os irmãos Thomas e Margot Rittscher e os amigos Osmar Gonçalves e Juá Hafers pegando as primeiras ondas na Praia do Gonzaga.
Neste ano, serão quatro homenageados: Maurício Tadeu Di Gregório, o “Paulista”, Odmar Fernandes Aguiar Júnior, o “Timó”, Durval Citero Júnior, o “7 Cabeças” e Hélio Silva de Oliveira, o “Coquinho”. Eles receberão as placas do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, em cerimônia oficial às 17 horas no Salão Nobre do Paço Municipal.
Antes, às 10 horas, o recém-empossado secretário de Cultura, Fábio Nunes, o professor Fabião, comandará o evento que tem a proposta de atrair a atenção do público pela beleza do esporte e sua cultura. Dez artistas locais em arte de rua, pinturas artísticas e design farão das pranchas de surf suas telas, com as técnicas de grafite e pincel.
“Depois, as novas obras de arte serão expostas em galerias e próprios públicos para a divulgação do Dia do Surfista e, posteriormente, serão leiloadas, com renda revertida para entidades de Santos”, afirma o presidente da Associação Santos de Surf (ASS), Marcos Andrade. “Para o surf, é importante esta data, porque mostra a importância do esporte junto à comunidade. O surf está em alta com o título mundial conquistado pelo Gabriel Medina e Santos tem sua parcela importante com os pioneiros, que abriram caminho para esta trajetória de sucesso do Brasil”, comenta Marcos.
O presidente da Santos Surf destaca que em 2014 a modalidade garantiu avanços na Cidade. “Realizamos um circuito em parceria com a Prefeitura, totalmente gratuito aos atletas, valorizando as categorias de base e que já rendeu resultado rapidamente, com a conquista do título paulista petit com Yuri Beltrão, e o quarto lugar por equipes no ranking estadual”, ressalta.
Ele também lembra o evento Associação Comercial de Santos abre suas portas para o surf, realizado com sucesso na tradicional entidade. “Foi um encontro pioneiro, com o objetivo de oferecer orientação e planejamento e fomentar alternativas para o mercado, com o apoio total do presidente da entidade, Roberto Clemente Santini, um apaixonado pelo surf”, acrescenta.
“Queremos continuar evoluindo em 2015 e, para isso, já temos aprovados três projetos pelo Promifae, o programa de incentivo fiscal da Prefeitura, garantindo a sequência dos trabalhos. Nesta Dia do Surfista também ficamos felizes com a realização desta ação na Secretaria de Cultura, porque o Fabião sempre batalhou pelo esporte, criando a lei que instituiu a data”, completa Marcos Andrade.