Roteiros Nacionais

Tempo de colher e pisar uva

16/01/2015
Tempo de colher e pisar uva | Jornal da Orla
Janeiro é o mês das festas da pisa da uva, o processo artesanal de pisar as frutas para a extração do suco que será fermentado e dará origem ao vinho. Em São Roque, a uma hora de São Paulo, e em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, as festas celebram o início de mais uma safra e oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o cultivo da uva e a produção do vinho. Ao final, todos são convidados a auxiliar na colheita, degustar a fruta no próprio pé e participar da pisa. As atividades da Vindima podem ser feitas por pessoas de todas as idades, sendo uma ótima dica para passeio em família.
 
BENTO GONÇALVES (RS)
A cidade da Serra Gaúcha começou a Vindima na quinta-feira (15) e o calendário de eventos da uva seguirá por dois meses, até 15 de março. Neste período, os visitantes podem mergulhar na cultura do vinho, com oportunidade de participar do processo tradicional de pisa da fruta. As atrações incluem degustação de vinhos e espumantes em 74 vinícolas da região. Um dos destaques da programação é o já tradicional Jantar Sob as Estrelas, marcado para 6 de março. Neste jantar, duas das principais ruas da cidade serão fechadas para que mais de 30 restaurantes sirvam pratos, ao ar livre. 


 
SÃO ROQUE (SP)
A festa é realizada pelos produtores artesanais nas vinícolas da cidade. Os parreirais ficam carregados das variedades Isabel, Lorena, Niagara branca, rosada e violeta. O município é responsável pela comercialização de 17 milhões de litros da bebida, sendo 2 milhões de produção própria e 15 milhões envasados de outras regiões vinícolas. A produção nacional de vinho tem média estimada em 400 milhões de litros/ano, incluindo o suco de uva, segundo dados do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho).
 
Quinta do Olivardo – A vinícola disponibiliza um pacote que inclui a participação na colheita, entrada no lagar para pisar as uvas e almoço completo, com bolinho de bacalhau, bolo do caco, salada, espetada madeirense, pastel de Belém, além de vinhos e suco de uvas à vontade. A festa acontece de 17 a 24 de janeiro, com apresentação do Grupo Folclórico da Ilha da Madeira e das cantoras Ciça Marinho (dia 17) e Marly Gonçalves (dia 24). O pacote custa R$ 160. Crianças até 8 anos não pagam, de 9 a 12 anos têm 50% de desconto. O turista também ganhará um chapéu de colono e uma cestinha para colher as uvas. A vinícola tem 4 mil pés de uvas e toda safra é destinada para a produção artesanal de 20 mil litros de vinho, comercializados no local ou em eventos. O endereço é Km 4 da Estrada do Vinho, com acesso pelo Km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares/SP-270. Mais informações no site www.quintadoolivardo.com.br.
 
Vinícola Goes – A festa acontece de 24 de janeiro a 8 de fevereiro, sempre aos finais de semana. Após a colheita, todo o processo fabril do vinho é desvendado, com explicação de enólogo, que desmitifica os segredos e tira dúvidas sobre os produtos. Depois, os visitantes participam da pisa da uva que acabaram de colher. Para comemorar o fim dos trabalhos da colheita e da pisa, um saboroso almoço inspirado na culinária portuguesa é servido no parreiral, regado a vinho e demais produtos da vinícola. O endereço é Estrada do Vinho, Km 9, tel.: (11) 4711-3500. A entrada para a festa é R$ 145, incluindo almoço e brindes. Crianças de 5 a 12 anos pagam meia-entrada e até 4 anos não pagam. Mais informações no site www.vinicolagoes.com.br.