Uma nova modinha entre as dondocas de plantão, a utilização de chupetas e mamadeiras customizadas traz riscos à criança. Quem alerta é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O órgão está atento a mudanças nas características originais do produto, como a aplicação de cristais e outros adornos.
“Esse processo torna o produto inseguro, em virtude da grande possibilidade de essas peças aplicadas se soltarem durante o uso e manuseio pelo bebê, podendo ocasionar grave sufocamento e engasgo que, inclusive, podem levar a óbito”, diz comunicado da entidade. “As chupetas e mamadeiras customizadas são consideradas um novo produto e, portanto, devem ser submetidas a uma nova avaliação”.
O Instituto alerta ainda sobre a possibilidade de uma possível toxicidade dos cristais e outros adornos aplicados. Atualmente, o órgão estuda medidas para o controle do problema, incluindo, eventualmente, a determinação da proibição da customização de produtos de uso infantil, especialmente aqueles que são levados à boca.