É fácil entender a preocupação dos pais com a volta dos filhos às aulas. Pesquisa feita pelo Sindicato do Comércio Varejista aponta aumento de R$ 100 para R$ 150 o gasto médio na compra de material escolar. A consulta abrangeu 300 consumidores das nove cidades da região metropolitana em dezembro. O caderno será o item mais comprado, com 47% das respostas. Em seguida, aparecem canetas (21%), lápis de cor e canetinhas (11%), toalhas (7%), lápis (1%) e itens de escritório (1%). A pesquisa mostrou também que os personagens que farão mais sucesso na escolha dos pais e alunos estão Peppa Pic, Galinha Pintadinha, Monster High e Patati Patatá.
Retorno às aulas
Cerca de 125 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio de 150 escolas estaduais da Baixada Santista voltam às aulas no dia 2 de fevereiro. Quem ainda não ingressou na rede paulista de ensino tem até o dia 15 deste mês para fazer a matrícula. Para o cadastro, é preciso comparecer a qualquer uma das escolas com certidão de nascimento e comprovante de residência. Já com relação aos alunos que frequentaram a rede estadual em 2014, a matrícula é automática. Os resultados das chamadas do ensino fundamental, ensino médio e EJA (educação de jovens e adultos) serão divulgados na primeira quinzena de janeiro. Durante o recesso escolar, a secretaria receberá pedidos de transferência de alunos até o próximo dia 15.
Inscrições para o ProUni
Candidatos a bolsas do Programa Universitário para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2015 podem se inscrever no período de 26 a 29 de janeiro. Poderão concorrer às bolsas os estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral. O candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo. Com referência às bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos. Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Enem de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso não pode ter tirado zero na redação.
Sisu: dia 19 na internet
O Ministério da Educação publicou na segunda-feira (5), o edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no Diário Oficial da União, para a edição de 2015. As inscrições devem ser feitas somente pela internet no endereço http//sisu.mec.gov.br O sistema, que seleciona estudantes para vagas nas instituições públicas com base nas notas do Enem, ficará disponível no dia 19 até as 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília).