A cada ano, Bertioga vem atraindo mais visitantes durante a passagem de ano. A estimativa da Prefeitura de Bertioga é de que cerca de 490 mil pessoas estiveram na Cidade durante o último Réveillon. Esse número é 19% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foi registrada a presença de aproximadamente 417 mil pessoas, entre moradores e turistas.
Esses números foram obtidos considerando a coleta de lixo realizada no dia 1º de janeiro deste ano. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a Terracom, empresa contratada para realizar o serviço, recolheu 496 toneladas de lixo. Com base na média nacional de produção de lixo domiciliar, que é de 1 quilo por pessoa, é possível estimar a quantidade de pessoas que passaram o Réveillon na Cidade.
A Secretaria de Serviços Urbanos ainda realizou o levantamento somente do lixo domiciliar coletado. Os números mostram que este ano a quantidade de moradores e turistas em Bertioga superou a do ano passado em 17,6% no período de 24 de dezembro 2014 a 04 de janeiro deste ano, quando foram coletadas 2.445 toneladas, uma média de 222 toneladas por dia. No mesmo período do ano passado foram coletadas 2.079 toneladas, uma média de 189 por dia.
Para atender todo o Município – do Caiubura a Boracéia – um percurso de quase 50 km de um bairro para outro, a Terracom, empresa contratada pela Prefeitura de Bertioga, para executar os serviços na Cidade, disponibiliza uma equipe formada por trabalhadores.
De acordo com o supervisor de Operações da Terracom, em Bertioga, Edilson Saraiva de Almeida, são 44 pessoas que atuam como coletores diariamente, além de 15 motoristas, um operador de máquina e um lubrificador (que lava e lubrifica os veículos).
No total, é utilizada uma frota de 11 caminhões compactadores (10 efetivamente na coleta diária e um reserva) e mais um específico para o recolhimento dos resíduos de serviços de Saúde (Lixo Séptico), que atua com um motorista e um coletor, três vezes por semana.