Roteiros Nacionais

Terra de sol, mar e dunas

30/12/2014
Terra de sol, mar e dunas | Jornal da Orla
Cercada por quilômetros de falésias e dunas, a capital do Rio Grande do Norte é um dos destinos mais procurados no verão por turistas brasileiros e estrangeiros em busca de muito sol e lugares paradisíacos. Conhecida como terra do sol e das dunas, a cidade surgiu após uma batalha entre Portugal e Holanda pela região. Com a vitória portuguesa, foi erguida a pequena vila de Natal, fundada em 25 de dezembro de 1599, daí o nome da cidade. 
A cidade foi eleita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) como o local com o ar mais puro das Américas. Tanto as falésias quanto o ar puro são o resultado de sua privilegiada posição geográfica, pois o Rio Grande do Norte fica, literalmente, onde o vento faz a curva no Brasil. Isso gera uma grande e forte corrente de ar que molda diariamente as falésias e dunas locais. Também devido à sua localização, Natal serviu durante a Segunda Guerra Mundial de aeroporto para aviões norte-americanos.
 
Praias – Natal possui diversas praias paradisíacas, entre elas se destacam a Praia da Pipa, Ponta Negra e Genipabu. A Praia da Pipa é a mais famosa entre os turistas por suas águas cristalinas e mornas que são rodeadas por quilômetros de falésias. O lugar serviu de cenário da novela da rede Globo “Flor do Caribe”.
 
A Ponta Negra abriga um dos famosos pontos turísticos do estado, a duna do Morro do Careca, com mais de 100 metros de altura e lugar ideal para uma foto de recordação de viagem. Desde 2004 está proibida a descida de “esquibunda” para preservá-la. 
 
Já a praia de Genipabu fica a 25 km do centro de Natal e atrai milhares de turistas todo ano em busca do famoso “aerobunda”. Neste esporte típico de Natal a pessoa desce a duna pendurado numa tirolesa até cair nas águas cristalinas de uma lagoa natural.

Dunas de Genipabu – Considerado um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte, o parque é formado por centenas de dunas, além de uma praia e uma lagoa. A região é uma área de proteção ambiental e está localizada a 20 km do centro de Natal. A diversão fica por conta dos passeios com camelos, buggy, além do popular “esquibunda”.
 
Capitania das Artes – Localizado no histórico prédio da Capitania dos Portos, abriga o principal centro cultural do Rio Grande do Norte. O edifício em estilo neoclássico possui diversas lojas de artesanato regional, além de palco para shows e auditório para eventos. 
 
Parque das Dunas – Localizado dentro da área urbana de Natal, o parque tem 1.172 hectares, além de possuir 269 espécies de animais livres pelo local. O Parque das Dunas possui um museu que expõe insetos da região, um parque infantil, além de lanchonetes. Outro destaque são os saguis que pulam de árvore em árvore.
 

Canto do Mangue – Localizado exatamente no ponto onde se encontram o Oceano Atlântico e o Rio Potengi, o Canto do Mangue fica no bairro da Ribeira. Esta região é conhecida como um dos melhores pontos da cidade para assistir ao belíssimo pôr do sol de Natal. O Canto do Mangue também possui um local onde os pescadores atracam seus barcos e descarregam os frutos do mar, além de funcionar um  mercado de peixes.