Geral

Estudante de Guarujá leva projeto ambiental para o Maranhão

30/12/2014
Estudante de Guarujá leva projeto ambiental para o Maranhão | Jornal da Orla
O estudante de Guarujá, Leandro Bezerra da Silva, se prepara para embarcar em uma viagem para Anapurus, no Maranhão. Formado em técnico de Meio Ambiente pela Escola Municipal 1° de Maio e estagiário na Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues, ele é um dos oito estudantes selecionados para participar do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa.
 
A proposta usada por Leandro e aprovada pelos avaliadores do projeto, foi desenvolvida durante os dois anos de curso técnico de Meio Ambiente que prestou na Escola Municipal 1° de Maio (em Vicente de Carvalho). A iniciativa, desenvolvida no trabalho de conclusão de curso (TCC), consiste na reutilização da água como alternativa.
 
Leandro diz que o período no ensino técnico o ajudou a definir com que gostaria de trabalhar. “O curso contribuiu para minha formação e conscientização sobre questões ambientais”, ressaltou
 
O jovem foi escolhido pelos professores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) para participar da seleção do Projeto Rondon, em função de suas boas notas. Para aprovação, os candidatos deveriam apresentar projetos experimentais dentro de suas áreas de estudo.
 
Durante a estada no Maranhão, Leandro deverá, além de cumprir a agenda do Projeto Rondon, trabalhar com o manejo de resíduos sólidos e educação ambiental colocando em prática, o seu trabalho.  “O projeto visa a captação, o armazenamento e o uso de águas fluviais, tornando útil para uso da população. É a primeira vez que vou colocar todo o trabalho em prática”, explicou. Para a professora de ciências da Unidade, Daniela Conde Martinez, o estagiário que acompanha suas aulas atribuindo atividades práticas aos alunos, já está pronto para os desafios do Maranhão. “Fico feliz pela participação dele, e espero que ele volte com ainda mais experiência”, disse.
 
A diretora da EM Sérgio Pereira, Madalena Lourdes Amaral Martins, também ressalta o bom trabalho do estudante com os alunos. “Acredito que nós tivemos um bom desempenho na Feira de Ciências este ano, graças ao trabalho dele com os alunos”, contou.
 
A educadora comentou também a importância da participação de Leandro representando o Guarujá na missão do Maranhão. “A história dele pode inspirar os alunos que quiserem trabalhar em áreas científicas. Por isso, espero que possamos usar o experimento dele para trabalhar com os alunos nos próximos anos”.
 
A coordenadora de Ciências da Seduc, Érica Trombelli, ressalta que a participação de Guarujá no projeto oportunizará grande envolvimento nas questões relacionadas à responsabilidade social, com foco na coletividade e no exercício da cidadania. “Será um grande aprendizado com troca de ideias e experiências, que poderão ser compartilhadas”.
 
Devido ao incentivo da escola em que atua, Leandro já traça metas para trabalhar na Cidade. “Estou articulando com outros participantes do Projeto de trazermos nossos experimentos e trabalhá-los no Guarujá”, contou.
 
Mas para o estudante, o maior desafio no momento é a separação da família, principalmente do filho Caique. “Pensei muito nele antes de me inscrever, só tem 9 meses. Mas, como isso sempre foi um sonho meu, tive muito apoio por parte da minha esposa”.