George F. Jorge e Márcia Bernardo
O signo de Capricórnio inicia no dia 21 próximo às 21h03m quando ocorre o solstício de verão. Já na antiguidade, o dia 25 de dezembro era festejado e os romanos celebravam as Saturnais ou Saturnália, que duravam 4 dias, em homenagem a Saturno, deus que os havia ensinado a agricultura. Nestes dias a ordem social era invertida, os escravos sentavam-se à mesa e eram servidos pelos seus senhores, os tribunais eram fechados, davam-se presentes às pessoas e os banquetes eram suntuosos. No último dia, as honras da festa eram para Saturno e sua esposa Réia, mãe terra, produtora da vida e da fartura. Diversos povos pagãos faziam festas na passagem do dia 24 para 25, celebrando o nascimento do Sol, pois era o momento em que ele atingia a maior distância em relação ao hemisfério Norte e, a partir desse ponto começaria a retornar. Essas celebrações foram incorporadas ao cristianismo e relacionadas ao nascimento de Cristo.
Pertencente ao elemento terra e regido por Saturno, este signo tem como característica a persistência e a praticidade para lidar com as situações. Buscam realizar, concretizar algo no mundo e para eles não importa o tempo que isto irá demorar para acontecer, pois sabem que nada acontece de uma hora para a outra e é preciso tempo para que os frutos possam amadurecer. Tem a paciência para esperarem o que almejam, e também a seu favor a persistência, disciplina, determinação e responsabilidade. É o signo do “profissional” por excelência, daquele que se preocupa com o seu desempenho e tem responsabilidade para cumprir o que lhe foi pedido.
Mas, por trás desta fachada de executivo ambicioso está uma pessoa em busca de elevação visando atingir um nível de eficiência em tudo o que faz. Velhos quando crianças e inseguros até a idade adulta, temos o capricorniano traçando o seu caminho devagar, subindo degrau por degrau. Conforme adquire experiência ele começa a se soltar, mas para ele, as coisas não costumam acontecer cedo na vida.
O típico capricorniano é discreto, não fala sobre si e também não faz questão de chamar a atenção. Apesar de toda seriedade, percebe-se um humor sutil e muito inteligente, do tipo britânico. Sua acentuada observação do cotidiano lhe traz uma especial habilidade na maturidade, que é quando começam a desabrochar e a terem melhores oportunidades.
Suas qualidades são a responsabilidade, discrição, dedicação ao que quer, persistência, direcionamento e uma busca constante de melhorar. Já os seus defeitos: levar a vida muito à sério, pessimismo, rigidez, esquecer de relaxar e cobrar eficiência de todo mundo.
Pela regência do planeta Saturno, seu metal é o chumbo, e suas pedras são o ônix e o diamante.
As plantas de Capricórnio são frias e secas, com flores esverdeadas e seiva tóxica que se coagula. O cedro e o sândalo.
Orbitando
Cursos – A Escola Santista de Astrologia promove a excursão para o Fenômeno do Algodão no dia 29 de janeiro. Infs. (13) 3284-9714 e 3394-9714.
Estrelando – O colunista George Jorge, apresentador do Programa Estrelando/Jornal da Orla na TV, entrevista a astróloga Márcia Bernardo que fala sobre o ano de 2015 pela Astrologia. O Programa vai ao ar pela Santa Cecília TV, TVCOM, pelo site do Jornal da Orla e através do Facebook PGM ESTRELANDO.
Fronteiras – Jadir Albino entrevista a médium Sueli Lopes Fernandes que fala sobre a importância do significado do Natal. No Programa Fronteiras da Ciência, na Santa Cecília TV, domingo, às 19h, ao vivo, com reapresentação no sábado, às 21h.
Arte de Viver – “O significado do Natal para os cristãos” com o bispo coadjutor da Diocese de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa é o tema do Programa Arte de Viver, apresentado por Mônica de Lima Azevedo. Domingo às 20h e reapresentação no sábado às 20h30.