Baixada Santista

Estado anuncia segunda etapa das obras do VLT

19/12/2014
Estado anuncia segunda etapa das obras do VLT | Jornal da Orla
As obras da segunda etapa do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que contemplam o trecho Conselheiro Nébias – Valongo, devem começar ainda no primeiro semestre de 2015. A informação foi divulgada pelo governador Geraldo Alckmin ontem (17), durante o anúncio, na Capital, de duas ações para a implantação do VLT e do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano (SIM) na Baixada Santista.
 
O primeiro anúncio referiu-se a autorização para publicação do edital de pré-qualificação das obras do trecho Conselheiro Nébias – Valongo do VLT, atualmente em fase de licenciamento ambiental. O objetivo é pré-selecionar empresas qualificadas para participar de futura licitação para obras naquele trecho, com o propósito de agilizar o processo licitatório.
 
O Governo do Estado calcula que o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) ficará pronto na próxima terça-feira (23). Em janeiro será dada a entrada nesse documento na Cetesb, para avaliação e aprovação. A previsão da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que gerencia o projeto, é de que as obras sejam iniciadas no 1º semestre de 2015.
 
O trecho Conselheiro Nébias – Valongo terá 8 quilômetros de extensão, com 14 estações de embarque e desembarque e estimativa de 40 mil usuários por dia. A previsão de investimento em obras é de R$ 215 milhões.
 
“Dialogamos com a EMTU para aprimorarmos a 2ª fase. As conversas resultaram na ampliação do trajeto, de 5,6 quilômetros para 8 quilômetros e 14 estações, ao invés das 9 anteriores, com a inclusão da região do Mercado Municipal no trajeto. São melhorias que vão entrar para a história de Santos”, afirmou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, presente na cerimônia.
 
Sistema Integrado Metropolitano 
O governador também anunciou a homologação do vencedor da licitação para operar o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista, por meio de uma Parceria Público Privada (PPP). A licitação refere-se à operação do transporte intermunicipal, incluindo ônibus, VLT, além do fornecimento de sistemas e de veículos, operação e manutenção nos nove municípios da região.