O subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, apresentou na manhã desta terça-feira (16), na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) a primeira etapa do estudo sobre o sistema de videomonitoramento de três regiões do Estado.
O trabalho é realizado pelo Gamesp, o Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública que é coordenada pelo secretário adjunto de Segurança Pública, Antônio Carlos da Ponte. O estudo foi realizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política – FESP contratada através de licitação.
Mesquita explicou que nesta primeira fase a prioridade será o fechamento dos acessos aos municípios e a integração dos sistemas já existentes. “Este trabalho é pioneiro, pela primeira vez estamos discutindo a Segurança Pública de forma regional e isso serve de modelo para outros estados do país”.
O escopo total do projeto que tem como finalidade principal auxiliar as forças de segurança vai contemplar 55 municípios que pertencem a 3 regiões do estado: a Baixada Santista com nove municípios, o Litoral Norte e Vale do Paraíba com 39 cidades e ainda o Aglomerado Urbano de Jundiaí com mais sete.
Na Baixada Santista serão ao todo 553 pontos com câmeras de videomonitoramento, sendo que serão implantadas 829 novas câmeras e ainda serão aproveitadas 1712 já existentes, totalizando 2541 câmeras. Na primeira etapa que será do fechamento dos acessos aos municípios da região serão 18 pontos e 58 câmeras novas. A Polícia Militar ficou encarregada de preparar o edital de licitação que deve ser aberto ainda no primeiro trimestre de 2015.
PMDE
O Condesb aprovou a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico – PMDE que foi entregue em maio de 2014, e levantou déficits, projetou cenários e apresentou informações que visam nortear os investimentos em um prazo de 16 anos nas áreas de Mobilidade Urbana, Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Econômico.
Este sistema de monitoramento já estava previsto na entrega do PMDE e garante a gestão dos dados, ações e estratégias de desenvolvimento.