Geral

Estudantes de Itanhaém conhecem o Sistema Produtor de Água Mambu/Branco

16/12/2014
Estudantes de Itanhaém conhecem o Sistema Produtor de Água Mambu/Branco | Jornal da Orla
Na última segunda-feira (15), 16 alunos da rede municipal de ensino de visitaram o principal Sistema Produtor de Água da região sul da Baixada Santista, a Estação de Tratamento de Água Mambu/Branco, localizada em Itanhaém. 
 
Os jovens do 3º ao 7º ano do Ensino Fundamental acompanharam todo o trajeto que a água percorre desde a chegada para o tratamento, passando pelos filtros e tanques de adição de componentes químicos até se tornar própria para consumo. Eles também puderam aprender sobre os testes de qualidade que são aplicados na água antes de ser distribuída e como é feito o controle automatizado da operação da estação, na sala do Centro de Controle Operacional (CCO). 
 
“Além de conhecerem um importante equipamento para a cidade, essas crianças tiveram uma aula prática de química voltada ao abastecimento público, um assunto que elas poderão explorar nos próximos anos de vida escolar”, avalia o gerente da Sabesp em Itanhaém, Fernando Ventura Doveri. 
 
Quem também esteve presente à visita para conhecer mais sobre o tratamento de água da cidade e cumprimentar os alunos-destaque, foi o prefeito, Marco Aurélio Gomes dos Santos. “Essa interação com as crianças e acompanhar momentos de aprendizado como este são valiosos. Neste passeio eles puderam entender o quanto é importante cuidarmos dos recursos hídricos e usar a água com consciência”, salientou. 
 
Para a aluna do 6º ano Luana Silva Coelho, a excursão foi valiosa para dar ainda mais valor à água. “Existe muito trabalho para que possamos abrir a torneira e ter a água, por isso não podemos desperdiçar. Em casa já temos o hábito de reaproveitar a água da máquina de lavar roupas para limpar o chão”, explica a estudante de 11 anos. 
 
A Estação de Tratamento de Água Mambu/Branco foi inaugurada em dezembro de 2013 e possui capacidade de produção de 1.600 litros por segundo. O sistema produtor é alimentado por dois mananciais, os rios Mambu e Branco, e é capaz de fornecer água para, além da cidade de Itanhaém, aos municípios de Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande e área continental de São Vicente, por meio do Sistema Integrado de Abastecimento da Baixada Santista.