Guarujá formou sua segunda turma de Promotoras Legais Populares (PLP) no última sexta-feira (12). O certificado foi entregue pela prefeita Maria Antonieta a 17 mulheres que concluíram o curso.
A capacitação durou quatro meses e foi realizada na Escola de Governo e Gestão Pública. O objetivo do curso é qualificar mulheres, que são lideranças na comunidade, para orientar os munícipes sobre seus respectivos bairros a buscar seus direitos e acesso a serviços públicos. As formandas participaram de palestras sobre os direitos: de família, saúde, pessoa idosa, trabalhistas, diversidade, reprodução, além de noções jurídicas, entre outros.
Para a prefeita Antonieta a iniciativa representa mais uma grande conquista. “São mulheres que se qualificaram e quiseram ir além. A gente não tem que ter medo de formar consciências, pois a sociedade precisa de pessoas que façam a diferença” destacou.
A secretária de Coordenação Governamental, Eliane Ribeiro, parabenizou a coragem e a disposição das mulheres. “É através de vocês que vemos as mudanças acontecerem, porque farão a diferença na vida de outras mulheres, de forma que as políticas públicas aconteçam”.
Para uma das oradoras da turma, Claudenice Oliveira de Almeida Fravil, o curso lhe permitiu que ela pudesse conhecer mais a Cidade. “O curso foi de extrema importância. Sinto-me mais fortalecida dentro da minha comunidade, e agora vou poder ajudar e conhecer outras comunidades. Agradeço à prefeita por colocar mulheres para conhecer o que é uma política pública para um Município melhor”.
Já a assessora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura, Eugênia Lisboa Homem, frisa que o curso forma 17 mulheres preparadas que vão se tornar multiplicadoras na Cidade. “Espero que vocês usem tudo o que aprenderam nesta capacitação. Posso dizer que a turma eu aprendo mais. Este é um espaço de aprendizado não só para quem participa, mas para quem ministra palestra também”, comentou ela que coordena a iniciativa.