Leitura

Jornalista lança livro de bastidores do Paris-Dakar

15/12/2014
Jornalista lança livro de bastidores do Paris-Dakar | Jornal da Orla
O jornalista brasileiro Julio Cruz Neto vem a Santos no próximo sábado (20) para o lançamento do livro “O Caranguejo do Saara”. O livro traz os bastidores do Rally Paris-Dakar, mas não falando sobre a competição, mas sim os rincões do deserto africano, da reação dos nativos à passagem da caravana, do choque cultural, histórias divertidas, perigosas, assaltos e ameaças terroristas.

Há 35 anos, começava a ser construído um dos maiores mitos mundiais do esporte radical: o Rally Paris-Dakar, disputado pela primeira vez em 1979. Hoje em dia, a prova não ocorre mais no deserto africano, por causa das constantes ameaças terroristas. Mas a aventura de desbravar as dunas do Saara está eternizada no primeiro livro do jornalista brasileiro Julio Cruz Neto.

 
Depois do sucesso dos lançamentos em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, o autor, que é paulistano mas frequenta a Baixada desde que nasceu, está animado para a continuação da turnê. “Tenho amigos e parentes na cidade, então acho que vai ser um evento gostoso ali no Gonzaga, um típico fim de tarde santista, com literatura, cerveja e boa prosa, tanto dentro da livraria quanto na calçada em frente”.
 
A obra é baseada nas coberturas do Paris-Dakar feitas por Julio nos anos 1999 e 2000. Não fala da competição em si, mas do que a cerca, como as pessoas que vivem nos rincões do deserto africano, a reação delas à passagem da caravana, o choque cultural, as histórias divertidas, perigosas, assaltos e ameaças terroristas. É uma espécie de crônica documental sobre os bastidores da competição quando ainda era disputada na África, antes de ser transferida para a América do Sul.
 
O piloto Klever Kolberg, pioneiro entre os brasileiros no Dakar, escreve no prefácio que os jornalistas “têm mais oportunidade de fazer intercâmbio cultural e nos saciam com histórias maravilhosas, como essas que o Julio decidiu contar”.
 
O texto é ilustrado por 38 fotografias tiradas pelo autor, em negativo. Julio relata a experiência de passar por nove países africanos, usando diversos meios de transporte (avião, helicóptero e carro), num total de 40 dias acampado.
 
“Esse livro surgiu de uma certeza que eu tive quando voltei da segunda cobertura do Dakar. Eu tinha muito mais para contar do que cabia nas páginas do Jornal da Tarde, do Estadão e nos boletins da Rádio Eldorado”, diz o autor. “Foi a oportunidade perfeita para realizar meu primeiro projeto autoral”.
 
Crowdfunding
O caranguejo do Saara é um projeto independente, viabilizado por meio de crowdfunding (financiamento coletivo) pela plataforma Eco do Bem. Foi editado, diagramado e impresso com pouco mais de R$ 20 mil, arrecadados junto a 204 apoiadores durante 60 dias. Não houve patrocínio nem incentivo fiscal. “O livro virou realidade de um jeito bem empreendedor”, define o autor.
 
Fazendo o bem
O projeto tem um componente social também. O livro será usado pelo IBS (Instituto Brasil Solidário) em ações de incentivo à leitura em comunidades carentes na Bahia, como um concurso de resenhas.
 
Serviço
Lançamento em Santos
Data: sábado (20)
Horário: 18h às 21h
Local: Livraria Realejo (Avenida Marechal Deodoro, 2 – Gonzaga)
(13) 3289-4935