Comportamento

Um dia de cada vez

12/12/2014
Um dia de cada vez | Jornal da Orla
Não é preciso esperar a “virada do ano” para você começar a promover as mudanças que sua vida precisa. A melhoria de nossa existência é feita a cada dia, um após o outro, e não de maneira radical. Mas, para isso, é preciso ter uma nova postura em relação às situações que enfrentamos no cotidiano. 
 
E, nesta dinâmica, você só terá coisas boas se desenvolver mecanismos pessoais que atraiam coisas boas. É o que defende a psicóloga Márcia Dolores Rezende, especialista em Programação Neolinguística (PNL). “Mesmo que você não acredite, a Lei da Atração está o tempo todo presente no nosso cotidiano e em todos setores da nossa vida, seja no plano pessoal ou profissional”, afirma. “De acordo com seus princípios, atraímos absolutamente tudo o que vivenciamos em nosso dia a dia, encontros com pessoas queridas e desagradáveis, situações que gostamos muito ou que desgostamos”, completa. 
 
Segundo ela, é possível escolher o que se quer atrair. “Isso ocorre quando aprendemos a lidar com esse fantástico mecanismo chamado subconsciente. Assim, a vida torna-se mais interessante, resultando em um futuro promissor”. 
 
A psicóloga garante que, através da Programação Neolinguística (PNL), aprendemos a fazer escolhas conscientes e nos tornamos senhores de nossos desejos. “Passamos a ter controle sobre aquilo que atraímos para nossas vidas, chamando para perto de nós apenas o que nos faz bem”.
 
A especialista relaciona cinco passos que irão facilitar a utilização promissora da sua mente. “Siga as orientações passo a passo, realize esse exercício proposto diariamente e repita estes quantas vezes for preciso, até sentir que seus padrões de pensamento estão se modificando e que as práticas propostas já fazem parte da sua rotina”. 
 
Cinco passos para ser mais feliz
1. Lembre-se de falar o que você quer: O seu cérebro irá realizar o que você fala, porque, para compreender o que você pronuncia, a neurologia primeiro concretiza. Por exemplo: quando pronuncio “carro”, a mente constrói este objeto automaticamente, sem que haja um pedido formal, é natural e imediato. Então quando você fala que não quer ter dor de cabeça, o seu cérebro irá dirigir toda a atenção para dor, ao passo que se você diz que quer ter uma sensação de leveza na cabeça, a sua mente já está direcionada para o seu objetivo.
 
2. Construa imagens que lhe aproximem dos seus objetivos:  Sim, a sua mente tem a agilidade e criatividade que você quiser.  Basta construir imagens que lhe motivem. Como seria levantar e já imaginar como quer o seu dia? Isso mesmo, construa o seu dia antes de sair de casa, através de imagens que representem o seu estado interno ideal.  Quando se treina a mente para isso, essa habilidade fica cada vez mais no automático tornando sua vida uma experiência melhor.
 
3. Imagine o passado distante e fique com o aprendizado: Saber construir uma nova realidade requer um desprendimento em relação ao que o que passou e principalmente as experiências que geraram desgastes. Então, resgate do seu passado somente o que poderá ser apreciado beneficamente para que o aprendizado útil fique com você no presente. Isso liberta e trará novos comportamentos.
 
4. Projete o futuro com entusiasmo: Faça um projeto de futuro, pode ser para 2, 6 ou 20 anos. Independentemente do tempo, utilize sua neurologia para ter novas programações com motivação e entusiasmo para lidar com todas as situações. Anote seus objetivos, imagine-o a sua frente, torne esse futuro o mais sólido possível. Esse é um grande segredo das boas programações.
 
5. Reveja e faça diferente: Ao final do dia, reveja tudo o que foi feito e já se programe para fazer diferente no dia seguinte ou minuto seguinte. Uma competência fascinante do cérebro é a capacidade de regeneração e, após a aquisição desta habilidade, é possível vivenciar algo que deseja mudar, já se imaginando fazendo diferente.