Notícias

Fortaleza da Barra recebe exposição sobre resistência política na Ditadura

11/12/2014
Fortaleza da Barra recebe exposição sobre resistência política na Ditadura | Jornal da Orla
Após 50 anos do golpe militar de 1964 , Guarujá traz a exposição “Lugares da Memória: Resistência e Repressão em São Paulo”, no Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (Rua Messias Borges, 380 – Santa Cruz dos Navegantes). A exposição que contém arquivos de imagens, fotos e outras mídias de lugares de manifestações e repressão no Estado, ficará até 26 de abril do ano que vem, e estará aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas.
 
Promovido pelo Memorial da Resistência, o “Lugares da Memória” conta também com matérias de jornais e documentos produzidos e acumulados pela Delegacia Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DOPS); sobre pontos da Capital que testemunharam manifestações de repressão e de resistência política, a partir dos anos 1960, tais como a Praça e a Catedral da Sé, além da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, entre outros. Também serão apresentados painéis com informações sobre alguns lugares da Baixada Santista: o Palácio da Polícia Civil e o Colégio Canadá em Santos,a Fortaleza de Itaipu na Praia Grande e o Forte dos Andradas, no Guarujá.
 
O Secretário de Cultura do Município, Odair Dias Filho, chama a atenção para a exposição de crítica à ditadura militar ser realizada em um patrimônio histórico e militar. “No quinquagésimo ano do golpe de 64 esta é a contribuição da Prefeitura, em não esquecer um fato que, pode não ser positivo, mas faz parte da história do nosso país. É importante ter assuntos como este presente, para que isso não se repita e a população saiba que deve resistir”, afirma o Secretário.
 
Nesta quarta, a abertura da exposição será apenas para convidados. A partir do dia 12 (sexta), a entrada é gratuita e sem a necessidade de agendamento, com exceção de excursões e grupos , a partir de cinco pessoas. Para agendar a visita é preciso ligar no telefone (13) 3384-6194.
 
A exposição é uma realização do Memorial da Resistência de São Paulo da Associação Pinacoteca de Arte e Cultura (APAC), em parceria com o Sistema Estadual de Museus (Sisem) e com a Prefeitura de Guarujá por meio da Secretaria de Cultura.