Esportes

Prefeitura de Guarujá apresenta guia voltado às Olimpíadas

09/12/2014
Prefeitura de Guarujá apresenta guia voltado às Olimpíadas | Jornal da Orla
Em reunião realizada na Escola de Governo nesta terça-feira (2), representantes do Núcleo de Projetos Especiais (NPE) da Prefeitura apresentaram a membros do setor de Turismo o projeto do Guarujá Host 2016, um guia com os resorts, hotéis, flats, pousadas e albergues, que poderão receber delegações internacionais durante o período Pré-Jogos Rio 2016.
 
O Guarujá Host 2016 será um catálogo, impresso e digital, trilíngue (português, inglês e espanhol), apresentando a estrutura dos equipamentos dos meios de hospedagem, que será entregue às delegações estrangeiras durante visitas às confederações no exterior, eventos temáticos no Brasil e recepções em Guarujá. A intenção é disponibilizar o mesmo guia no site da Prefeitura, para que o acesso seja facilitado de qualquer lugar do mundo.
  
Segundo a Secretária-Adjunta de Turismo e Coordenadora do Núcleo de Projetos Especiais, a realização, no Brasil, dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos será mais uma grande oportunidade para o Guarujá.
 
“Já estamos trabalhando duro para conquistarmos a atenção e preferência de seleções que poderão hospedar-se no Município durante o período de aclimatação em 2016, como a Bósnia e Herzegovina na Copa do Mundo. Neste cenário, o projeto Guarujá Host 2016 garantirá que as equipes possam escolher a melhor opção de hospedagem durante sua estada na Cidade, por meio de um guia capaz de apresentar às delegações informações detalhadas acerca da oferta local”, disse a Secretária-Adjunta.
 
Diferentemente da Copa do Mundo, em que FIFA determinava onde as seleções se hospedariam, nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos são as próprias delegações que escolhem o local mais conveniente para elas. Pensando nisso, no início de 2015 serão realizados contatos de pessoas ligadas ao NPE, para apresentar aos responsáveis dos meios de hospedagem de Guarujá os requisitos e a intenção do Guia.
 
No primeiro bloco, o material deverá ser preenchido com os dados primários, como: nome, contato e pessoa responsável. Já no segundo, os responsáveis terão que enviar fotos recentes do estabelecimento e em alta qualidade, número do alvará de funcionamento, número de quartos, distância dos centros de treinamentos pré-selecionados e se há funcionários capazes de interagir com estrangeiros. Já no último bloco, os serviços ofertados e a acessibilidade são os pontos destacados, também visando os atletas dos Jogos Paralímpicos.
 
O coordenador do curso superior de Tecnologia em gestão do turismo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Cubatão, Thiago Rodrigues Schulze, acredita que o trabalho feito pela Prefeitura de Guarujá deixará um legado para a população. “Quando reúne pessoas de diferentes entidades, sejam universidades, representantes de empresas e do poder público, a probabilidade de sucesso é muito grande. Trazendo essas diferentes perspectivas em torno de um projeto como as Olimpíadas, a Cidade só tem a ganhar, com visibilidade e estrutura, e assim os moradores e turistas saem ganhando”, comentou Thiago.
 
Já a coordenadora do curso de Turismo da Universidade Paulista (Unip) – Campus de Santos, Simone Monteiro Cardoso, não pensa diferente. “São poucas as Universidades da região que possuem curso de Turismo. Essa atitude de Guarujá irá auxiliar no desenvolvimento dos futuros profissionais da área de turismo e hotelaria, praticando a hospitalidade”, destacou.