Comportamento

Nas festas, celebre sem exagerar!

05/12/2014
Nas festas, celebre sem exagerar! | Jornal da Orla
De acordo com a nutricionista Giovana Canno, o mais importante é ter foco e saber escolher bem os alimentos. “É importante fazer o reconhecimento da ceia e descobrir o quanto antes o que será servido, assim terá oportunidade de fazer boas e saudáveis escolhas”, explica Giovana. Veja na tabela ao lado alguns truques espertos para não passar vontade durante a época.

Truques para não passar vontade

 Antes de sair de casa faça um lanche. Evite chegar ao local da comemoração com fome, pois vai acabar ingerindo mais calorias. “Faça uma preparação rica em fibras que traga sensação de saciedade: 1 iogurte desnatado + 2 colheres sopa de aveia + 1 fruta, é  o ideal”, orienta a especialista.

 Enquanto não chega a hora da ceia, evite beliscar castanhas, nozes e as tradicionais frutas secas. Apesar de serem ótimas para a saúde, são calóricas e contribuem para o aumento de peso.

 A nutricionista ressalta também a importância da mastigação. “A vontade de todas aquelas comidas deliciosas traz o desejo de comer rápido e logo repetir para comer mais. Mastigue bem para sentir o sabor dos alimentos e saciar mais
a fome”, explica.

 Muitas pessoas não comem quase nada o dia todo para chegar à noite, na hora da ceia, compensar. Lembre-se que sempre que o corpo recebe muita energia de uma única vez, ele  utiliza o que precisa e o resto ele estoca.

 Na hora de montar seu prato, faça algumas trocas. “Carnes como peru, tender, chester e lombo  são boas opções para substituir pernil, por exemplo. Para completar o prato, escolha um carboidrato, que pode ser arroz à grega, batatas ou farofa”, aconselha.

 Se você não abre mão de uma bebida alcoólica, intercale com água, e limite a no máximo uma taça de champanhe ou uma “long neck” de cerveja. Lembre-se que as bebidas alcoólicas possuem uma grande quantidade de calorias.

 Faça sobremesas com menos gordura, para compensar as carnes servidas na ceia.

 Não se esqueça de se exercitar. “As pessoas arrumam desculpas para não fazer atividades físicas diariamente. Porém, é nessa época de férias que as pessoas têm mais tempo de gastar tudo que consomem”, ressalta.