Leitura

Letras Santistas seleciona 15 obras de consagrados autores santistas

04/12/2014
Letras Santistas seleciona 15 obras de consagrados autores santistas | Jornal da Orla
A comissão especial de escritores e historiadores da Cidade formada para a seleção de autores e obras para o projeto ‘Letras Santistas’, iniciativa que vai reeditar trabalhos de importantes literatos (já falecidos), definiu em seu segundo encontro, na Secretaria Municipal de Cultura (Secult), os primeiros 15 livros raros e de relevância histórica a ganhar nova tiragem. A previsão inicial de lançamentos é para junho de 2015.
 
A relação de autores e obras, publicadas preferencialmente até 1950, traz Afonso Schmidt (‘A Marcha’ e ‘O Dragão e as Virgens’), Alberto Leal (‘Cais de Santos’), José Bonifácio (‘Poesias Avulsas’, sob o pseudônimo de Américo Elísio, e ‘Musicologia’), Maria José Aranha de Rezende (‘Rosa Desfolhada’), Martins Fontes (‘Terras da Fantasia’ e ‘Verão’), Miroel Silveira (‘Clube de Nudistas’) e Paulo Gonçalves (‘A Comédia do Coração’).
 
Também compõem a lista Ranulpho Prata (‘Navios Iluminados’), Roldão Mendes Rosa (‘Poemas do Não e da Noite’), Ruy Ribeiro Couto (‘Noroeste e Outros Poemas’), Vicente de Carvalho (‘Poemas e Canções’) e Xavier da Silveira (‘Poesias’).
 
Segunda fase
Com a definição dos primeiros títulos (selecionados entre 42 sugestões da comissão), o trabalho entra agora em sua segunda fase, que prevê análises jurídicas das obras, reunião dos volumes originais ou reedições anteriores e elaboração de textos introdutórios. O trabalho também inclui o desenvolvimento de projeto editorial, além da busca de parcerias.
 
Em casos que envolvam questões de direitos autorais ou outras pendências editoriais que dificultem a reedição, foi formulada pela comissão uma relação complementar de autores, que traz Fábio Montenegro (título a definir), Isa Silveira Leal (‘O Pescador vai ao Mar’), Itacy de Souza Telles (a definir), Monsenhor Primo Vieira (‘Pirilampos – Hai Kais’) e Roberto Simonsen (a definir).
 
Estiveram presentes ao segundo encontro do projeto ‘Letras Santistas’, idealizado pelo maestro Gilberto Mendes, que marcou presença, Alessandro Atanes, Carlos Cirne, Flávio Viegas Amoreira, Marcelo Ariel, Marcelo Pestana, Maria Araújo de Barros Sá e Silva, Regina Alonso, Sérgio Willians dos Reis, Valdir Alvarenga, Wilma Therezinha Fernandes de Andrade e o secretário de Cultura, Raul Christiano (que preside a comissão). O projeto ‘Letras Santistas’ foi criado pelo decreto 6.941, de 24 de outubro deste ano.