Navios chr38 Cia

Maior navio da temporada chega ao Brasil

02/12/2014
Maior navio da temporada chega ao Brasil | Jornal da Orla
O MSC Preziosa, maior navio a operar no Brasil na temporada 2014/2015, chegou ao país esta semana. Parte da classe Fantasia, operada pela italiana MSC Crociere, o navio tem capacidade para mais de 4,000 passageiros em capacidade máxima. Com cerca de 140 mil toneladas, faz a sua segunda temporada nacional, realizando roteiros ao nordeste com embarque em Santos. Foi inaugurado em 2013, após ser construído na França, pelo estaleiro Chantiers de l’Atlantique, de St. Nazaire. Curiosamente, não foi encomendado pela MSC, mas sim por uma empresa estatal líbia, que pretendia entrar no mercado de cruzeiros. A primavera árabe, no entanto, impediu que a empresa seguisse com seus planos, e o navio, ainda em fase final de construção, foi colocado à venda e posteriormente comprado pelos italianos.
 
Pullmantur 1 

Na última quinta-feira, em São Paulo, a Pullmantur recebeu imprensa e agentes de viagem para apresentar novidades. Na presença do CEO do grupo Pullmantur, Jorge Vilches, e de Alexandre Zachello, General Manager da empresa no Brasil, a companhia anunciou que terá apenas dois navios no Brasil na temporada 2015/2016, já que levará o Zenith, uma das três embarcações que atualmente operam no Brasil, para um novo destino. A partir de dezembro de 2015, o navio operará no sul do Caribe, em cruzeiros que serão dedicados ao mercado nacional. A novidade, segundo os dirigentes, responde à crescente demanda do brasileiro por roteiros no Caribe. “Tínhamos 1,000 passageiros que viajaram no ano passado (no Caribe) esse ano foram 10,000, com mais 7,000 vendas já pro ano seguinte”, disse José Maruilson, supervisor de marketing da companhia. Segundo ele, os roteiros serão comercializados no Brasil, e possuirão as mesmas características dos operados no Brasil, inclusive com a maior parte da tripulação brasileira. Enquanto isso, Sovereign e Empress retornam à América do Sul no final de 2015, para roteiros semelhantes aos da temporada atual; com foco nos mini-cruzeiros.
 
Pullmantur 2
Em sua 7ª temporada nacional, o Sovereign chegou recentemente ao Brasil. No último dia 28, atracou pela primeira vez nesta estação em Santos, e partiu para um cruzeiro de uma semana com destino ao Prata. É a primeira vez que o navio da Pullmantur realiza um roteiro para Argentina e Uruguai; estavam previstas escalas em Buenos Aires (Argentina), Montevideo (Uruguai) e Imbituba. A companhia, no entanto, teve de modificar o itinerário, alegando problemas técnicos com o navio, sem dar mais detalhes. Assim, o cruzeiro escalará apenas em Montevideo, onde agora realizará pernoite. Como compensação aos passageiros, a companhia ofereceu várias alternativas, entre elas crédito em dólares para gastos a bordo. O mesmo problema técnico alterará o roteiro de pelo menos mais dois cruzeiros do Sovereign, com partidas em 6 e 13 de dezembro. Essas viagens de sete noites visitariam originalmente Salvador, Rio de Janeiro e Búzios. Esta última escala foi cancelada, e substituída por um dia em navegação. A companhia informou que também compensará os passageiros destas viagens. 
 
Novidades em dois dos maiores grupos de cruzeiros do mundo
Durante a semana, três notícias foram destaque para os três maiores grupos de cruzeiros do mundo: Carnival Corporation (CCL), Royal Caribbean Cruises (RCI) e Norwegian Cruise Line Holdings (NCL). Na NCL, a novidade foi a compra de um novo navio para a Oceania Cruises, marca premium adquirida recentemente pelo grupo. O Ocean Princess, que atualmente navega pela Princess Cruises, será renomeado Sirena, e entrará em operação pela Oceania em 2016. A embarcação é gêmeo de três navios que já operam pela Oceania, e passará por uma grande reforma antes da mudança. 
 
Na Carnival, a principal novidade também está relacionada a uma marca premium, A Seabourn, uma das mais luxosas do mundo, anunciou a encomenda de um novo navio. A companhia já possui um navio em construção na Itália, e entrou em acordo com o estaleiro para a construção de uma embarcação adicional. De pequeno porte, as embarcações serão semelhantes aos gêmeos Seabourn Odyssey, Seabourn Quest e Seabourn Sojourn, que já operam em sua frota. Ainda sem nome, o novo navio será construído pelo Fincantieri, e entrará em operação em 2018. 
 
Já na Royal Caribbean, a notícia é a criação de uma nova marca. A nova companhia será uma joint venture entre os norte-americanos e uma operadora de turismo chinesa, a Ctrip. Batizada SkySea Cruises, a companhia será totalmente dedicada ao mercado chinês, operando apenas na Ásia. O primeiro navio a entrar em operação pela marca, no segundo semestre de 2015, é o atual Celebrity Century. Antes de receber os primeiros passageiros em sua nova casa, o navio será adaptado em estaleiro em Singapura. A nova empresa acrescentou que há grande potencial para o acréscimo de mais navios à frota.