Santos

Saúde do Rei Pelé adia a entrega do título Honoris Causa pela Unimes

01/12/2014
Saúde do Rei Pelé adia a entrega do título Honoris Causa pela Unimes | Jornal da Orla
Diante do quadro de saúde apresentado do Rei Pelé, a Universidade Metropolitana de Santos – Unimes decidiu alterar a data da homenagem, marcada para hoje (1), com a entrega do título Honoris Causa. Segundo a reitora da instituição, Renata Viegas, uma nova data será agendada, após Edson Arantes do Nascimento ter reestabelecida a sua saúde.
 
“O mais importante agora é que ele esteja bem, se recupere”, afirmou a reitora. “Ficamos felizes com a receptividade do Edson ao título, que ficou extremamente lisonjeado pelo reconhecimento a ele outorgado no âmbito acadêmico. Muitos foram os títulos e honrarias a ele em sua carreira, mas nenhum tão significativo quanto a Educação. A única semente que tem o poder de transformar os jovens e mudar uma nação”, comentou Renata Viegas.
 
O idealizador da homenagem, o médico oftalmologista e professor da Unimes, e professor da instituição, Luiz Roberto Colombo Barboza, também ressaltou a decisão. “Será um momento de festa de enaltecermos quem se destacou no esporte e jamais deixou a educação de lado, seguindo firme na Faculdade, mesmo diante de toda a fama que o cercava. Então, melhor aguardar uma data em que o Rei Pelé esteja recuperado”, argumentou.
 
O título Honoris Causa é destinado a personalidades com contribuição social significativa. Será o primeiro concedido pela Unimes. “Nada mais justo do que para uma pessoa que encantou o Mundo e sempre destacou a importância da Educação”, destaca Renata Viegas.
 
Entre os convidados à homenagem e que já confirmaram presença está o governador Geraldo Alckmin, professor emérito da instituição santista. A nova data será anunciada em breve, em decisão conjunta com o Rei Pelé, e o local permanece o mesmo, o Teatro Coliseu, em Santos.
Para a reitora da Unimes, a entrega do título tem um significado amplo, inclusive pessoal. Pelé sempre ressaltou que a pessoa que mais o incentivou a estudar e conseguir seu diploma, foi a professora e então diretora da FEFIS, Rosinha Garcia de Siqueira Viegas, mãe dos atuais dirigentes da universidade, Renata e Rubens Viegas.
 
“O nome do atleta Edson Arantes do Nascimento nunca deixou de fazer parte da Universidade Metropolitana de Santos. Ele é o grande exemplo de uma pessoa simples, mas com um talento reconhecido mundialmente, que através da orientação da sua mãe, frequentou o meio acadêmico buscando a formação intelectual como base de sua vida. Nada mais justo que homenagear o atleta, a pessoa, o homem, o pai e, principalmente, o acadêmico Edson Arantes do Nascimento”, lembrou Renata.
 
Segundo ela, a outorga do título de Doutor Honoris Causa resgata o passado, “quando há 40 anos a vida do atleta do século teve seu ponto alto através da colação de grau em Educação Física, na primeira Faculdade de Educação Física do país, pelas mãos da Professora Rosinha Garcia de Siqueira Viegas”. 
 
A reitora também destaca a importância do ato, para o incentivo à educação. “O Edson mostrou a todos a importância de estudar e sempre ressalta isso. Nada melhor do que termos o maior jogador de futebol da história sendo um ‘embaixador’ da educação para mostrar a essa nova geração o quanto é fundamental seguir esse caminho”, comentou.
 
História
Pelé ingressou na Faculdade de Educação Física – FEFIS, em 1970, um ano depois do curso ser criado, o primeiro no País com graduação em licenciatura. Na ocasião, o curso era realizado no Brasil FC. Além do futebol , o Rei se destacou em vôlei, basquete e psicologia. Outros nomes conhecidos do futebol também passaram pela faculdade, como o goleiro e depois técnico Emerson Leão, que se formou na mesma turma de Pelé.