Navios chr38 Cia

MSC Lirica retorna a Santos

24/11/2014
MSC Lirica retorna a Santos | Jornal da Orla
Retornou a Santos no último domingo o MSC Lirica, da MSC Crociere. Inaugurado em 2003, o navio realizará embarques no porto santista até o começo de dezembro, para mini-cruzeiros pelo sudeste. Primeiro navio construído pela companhia italiana, o MSC Lirica não vinha a Santos desde dezembro de 2009, ano em que veio pela primeira vez à cidade. 
 
Após estrear em outubro daquele ano, realizou operação semelhante a partir de Santos até dezembro, partindo depois para o Rio de Janeiro, porto que utilizou como base até o final daquela temporada. Curiosamente, nesta temporada também parte para o porto carioca, onde realiza embarques até março. Além do Lirica, a MSC trará a Santos o Preziosa, e o Poesia – este último, faz sua estréia no porto.
 
Majesty of the Seas operará pela Pullmantur a partir de 2016 

O Majesty of the Seas, último navio da classe Sovereign na frota da Royal Caribbean International, será transferido para a Pullmantur em abril de 2016. Na companhia espanhola, que é parte do grupo Royal Caribbean, terá a companhia de seus dois gêmeos, Sovereign e Monarch.

Com capacidade para cerca de 2,800 passageiros, o navio é atualmente o menor da frota da Royal Caribbean, e realiza mini-cruzeiros pelo Caribe durante todo o ano. Na Pullmantur, reforçará a presença da companhia em mercados latinos – incluindo o mercado brasileiro. Será o quarto navio na frota da companhia, que conta com uma filial francesa, a CDF – Croisières de France, que opera outros dois navios. Antes de entrar em operação por sua nova companhia, o navio será renomeado Majesty e entrará em doca-seca para ser adaptado ao seu novo público alvo. Os roteiros que realizará ainda não foram anunciados. 

 
Navios da IberoCruceros são vendidos 


 
Presença comum na costa brasileira até o começo desse ano, o Grand Celebration, da IberoCruceros, foi vendido pela Costa Crociere. A Ibero era controlada pela italiana Costa Crociere, que é uma das marcas fortes do grupo Carnival, dos Estados Unidos. Há alguns meses, os norte-americanos haviam decido encerrar a Ibero já que esta não vinha apresentado lucro, e anunciaram que o Grand Celebration passaria a operar pela Costa a partir de novembro. Entretanto, pouco antes de entrar em operação, o navio entregue em 1987, foi vendido para um operador não revelado. Dessa forma, os roteiros que iria realizar na Europa na temporada 2014/2015 foram cancelados.

O outro navio da Ibero, Grand Holiday, teve seu destino definido há algumas semanas. Gêmeo do Celebration, o Holiday foi construído em 1985, e operará pela inglesa CMV a partir de 2015. Renomeado Magellan, fará roteiros pelo Báltico, Mediterrâneo e outros, sempre partindo do Reino Unido. Assim como o Celebration, costumava realizar cruzeiros no Brasil durante o verão local.

 
Novidades para a temporada 2015/2016 

Divulgação

 
Algumas companhias já anunciaram seus roteiros para a temporada de cruzeiros 2015/2016. Na América do Sul, a MSC, e a Norwegian Cruise Line (NCL) e a Royal Caribbean já se adiantaram e em breve começaram a vender seus roteiros para esta época. As três companhias terão novidades para a região; enquanto a Royal Caribbean trará pela primeira vez desde 2010/2011 um novo navio para a região, a italiana terá a estréia de seu gigante MSC Splendida nos roteiros para Salvador a partir de Santos, e a NCL voltará a fazer roteiros na área após quase cinco anos distante.

Pela Royal Caribbean, o Rhapsody of the Seas assume o lugar do Splendour of the Seas nos roteiros para Buenos Aires (Argentina), Punta del Este e Montevideo (Uruguai). Semelhante ao próprio Splendour, o navio nunca veio para ao país, e será o único navio da companhia norte-americana na América do Sul.

Já a MSC voltará a ter cinco navios por aqui, algo que não ocorria desde a temporada 2010/2011. Além do Splendida, retornarão ao país o MSC Magnifica, o MSC Lirica, o MSC Sinfonia e o MSC Poesia – este último para embarques exclusivos em Buenos Aires. A NCL, por sua vez, voltará a dedicar o Norwegian Sun ao mercado sul-americano. Como em suas primeiras temporadas na área, o navio não passará pelo Brasil e realizará roteiros apenas entre Buenos Aires (Argentina) e Valparaíso (Chile). A Norwegian não operava em águas sul-americanas desde 2010.