Comportamento

Quanto vale o sorriso de uma criança?

21/11/2014
Quanto vale o sorriso de uma criança? | Jornal da Orla
O Natal é a mais importante festa do cristianismo e também a mais aguardada pelas crianças, que a esta altura já fazem visitas ao Papai Noel no comércio da cidade ou escrevem cartinhas do próprio punho endereçadas ao Polo Norte. Independente da situação social e financeira da família, toda criança deseja ganhar um presente, ainda que não seja o objeto sonhado. No mundo de inocência e fantasia em que vive, o importante é não ficar de mãos vazias, saber que foi lembrada pelo Papai Noel. 
 
Presentear uma criança carente no Natal é um ato de solidariedade que também traz muita alegria e prazer para quem o pratica. Uma boa oportunidade de vivenciar esta emoção é adotar uma ou mais cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios, lançada terça-feira (18) na agência central dos Correios em Santos. O evento contou com a presença do dono da festa, Papai Noel, que atendeu crianças que foram lhe entregar as cartinhas em mãos. “Estou no projeto desde o início e ainda fico emocionado com os pedidos que recebo. É algo puro que me renova a cada ano”, conta o bom velhinho. 
 
A ação, criada há 25 anos, recebe cartinhas de crianças até 10 anos com pedidos de presentes de Natal. “O projeto está evoluindo muito. Ano passado recebemos 10 mil cartinhas e seis mil foram adotadas aqui na Baixada Santista. O objetivo é tirar do papel o sonho de tantas crianças”, explica a coordenadora de Recursos Humanos do Correios, Rosiane dos Santos.
 
A tradição de presentear
O Natal comemora o nascimento de Cristo e o bispo Nicolau (que viveu no século III e inspirou a figura do Papai Noel) era conhecido por dar presentes. De acordo com a tradição cristã, os presentes são trocados para lembrar os três reis magos – Belchior, Baltazar e Gaspar -, que ofereceram presentes para o menino Jesus após seu nascimento.
 
O presente é um bem material, embalado com amor e carinho. E isto deve ser explicado aos pequenos, afinal nem sempre o Papai Noel pode dar o brinquedo que a criança escolheu, já que são milhões de crianças no mundo para presentear, mas o importante é o afeto que vai junto, seja um objeto caro ou simples.
 
Como tudo começou?
O projeto Papai Noel dos Correios surgiu com a iniciativa de alguns carteiros dos Correios que recebiam as cartinhas para o Papai Noel endereçadas para o Polo Norte. Certa vez, os funcionários compraram alguns presentes para a criançada. A partir do ano seguinte, outros carteiros ficaram sabendo do movimento e começaram a participar. Anos depois, a empresa inaugurou o projeto e surgiu o Papai Noel dos Correios, que hoje acontece em todas as diretorias regionais. No ano passado, 413.602 presentes foram entregues, dos quase 2 milhões de cartas recebidas em todo o Brasil.

Os presentes

Além de bola para os meninos e boneca para as meninas, a maior quantidade de pedido é de bicicleta. “Tem muito lugar que a gente fica emocionada ao entregar o presente e ver, muitas vezes, crianças necessitadas chorando de emoção e felicidade ao receber uma bola ou material escolar”, conta o Papai Noel, que atua há 25 anos no projeto. 
 
Entre uma carta e outra surgem pedidos que nada têm a ver com o universo infantil, mas que revelam a preocupação da criança com o bem-estar da família, como cestas de alimentos e emprego para os familiares. “A leitura das cartas deixadas nos Correios é quase sempre surpreendente. Houve registros de crianças que pediram pela melhora da saúde dos familiares ou a volta de algum ente querido”, revela a coordenadora.
 
Giovanna, 6 anos, faz questão de comparecer ao lançamento da campanha para entregar nas mãos do Papai Noel a cartinha que escreveu do próprio punho. Nela está o desejo de ganhar uma boneca. “Pedi uma barbie para continuar brincando com minhas amigas pois a minha está quebrada e não dá mais para brincar. O Papai Noel pegou minha cartinha e disse que vai me dar uma novinha! Fiquei muito feliz!”, conta a pequena.
 
Já João Victor Hugo, 5 anos, terá o seu desejo cumprido somente com uma condição: “Antes de entregar minha cartinha o Papai Noel me disse que só ganharia o presente se me comportasse, tomasse banho todos os dias e tirasse boas notas. Acho que neste natal ganho o vídeo game que pedi. Fui bem na escola, me comporto e a professora gosta muito de mim”.
 
A seleção de cartinhas
A ajuda de voluntários para ler, cadastrar e selecionar também é de extrema importância para o sucesso da campanha. A principal missão é responder às cartas, mesmo que os desejos não possam ser atendidos. Para aumentar o sucesso da campanha, os Correios realizaram uma parceria com diversas escolas, que incluem as cartas como atividade pedagógica. 

Como participar?
Para apadrinhar uma cartinha basta ir até uma agência participante dos Correios, escolher uma (ou mais), levar o presente até o dia 16 de dezembro e os Correios se encarregam de entregá-los para as crianças. “Todo final de ano gosto de presentear uma criança com um sorriso. Os pedidos são tão simples e, com certeza, significam muito para eles”, conta a diarista Márcia Tereza, que pegou a primeira cartinha durante a abertura do evento. 
 
Pontos de adoção
São Vicente
-Praça Coronel Lopes, s/nº – Centro – 9h às 17h
Santos
-Avenida Pedro Lessa, 1541, Embaré – 9h às 17h
-Rua Cidade de Toledo, 41, Centro – 9h às 18h
– Avenida Nossa Senhora De Fátima, 715, Vila São Jorge – 9h às 17h
 Praia Grande
-Avenida Presidente Costa e Silva, 913, Boqueirão – 9h às 17h
 Guarujá
-Avenida Puglisi, 684, Centro – 9h às 17h
-Avenida Santos Dumont, 929, Paecara – 9h às 17h
 Cubatão
– Avenida Nove de Abril, 3488, Vila Nova – 9h às 17h
 
 
Miramar shopping recebe bom velhinho neste sábado (22)
O Papai Noel será a grande atração do Miramar Shopping (Rua Euclides da Cunha, 21 – Gonzaga) neste sábado (22). A partir das 18h, em frente ao elevador panorâmico, duendes, danças e uma encenação mostrará o trabalho dos assistentes do bom velhinho na hora de separar os presentes. Depois das apresentações, o Papai Noel irá para a Fábrica de Brinquedos, no segundo piso, onde receberá as crianças até às 22h. Os pequenos que não puderem acompanhar a chegada podem visitá-lo até o dia 24 de dezembro, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 15h às 21h.
 
O Shopping Pátio Iporanga (Av. Ana Costa, 465 Gonzaga) também está de portas abertas para apresentar o bom velhinho das 15 às 21h. Já no Shopping Parque Balneário (Ana Costa, 549, Gonzaga), a visita acontece das 14h às 22h. A presença do Papai Noel nos dois shoppings será de segunda a domingo até dia 24 de dezembro.