Santos

Olha o trem…

19/11/2014
Olha o trem… | Jornal da Orla
A EMTU  já está testando a primeira composição do VLT (Veículo leve sobre trilhos) da Baixada Santista, despertando a curiosidade de quem passa, das 13h às 15h pela Linha Amarela, entre as estações Mascarenhas de Moraes e Antônio Emmerich. No lugar dos trens de carga a linha férrea agora é ocupada pelo moderno e confortável trem de passageiros, cena que tende a se tornar cada vez mais comum nos próximos meses. 

Trata-se da Operação Visita Controlada, onde os munícipes que tiverem a curiosidade em conhecer o trem por dentro, poderão fazer um passeio que dura aproximadamente 10 minutos. O lançamento da operação aconteceu na terça-feira (18) e contou com a presença de autoridades e dos alunos da escola vicentina Matteo Bei, que foram os primeiros “passageiros” do VLT. 

O presidente da EMTU, Joaquim Lopes, justificou a escolha dos pequenos para serem os primeiros visitantes nesta etapa de testes do VLT. “Os estudantes têm alto grau de influência, aprendizado e participação em ações inovadoras e transmitirão aos seus familiares e amigos a experiência de viajar no primeiro VLT implantado no País”, ressaltou.

As viagens da Visita Controlada são gratuitas e acontecem de segunda a sexta, das 13h às 15h, mediante agendamento na Central de Atendimento à Comunidade da EMTU (0800-016-1616). É necessário que os interessados estejam organizados em grupos.  A partir de dezembro o programa será ampliado com viagens entre as estações Mascarenhas de Moraes a José Monteiro, num percurso médio de 17 minutos (ida e volta).

O projeto
Em seu primeiro trecho, o VLT da Baixada Santista terá 11 km de extensão e ligará São Vicente (Barreiros) ao porto de Santos. As obras na parte vicentina estão mais adiantadas em relação à santista, devido impasses como os impactos no trânsito causados pelas obras e a relocação de feiras-livres nos locais onde o VLT passará. Segundo Lopes, para que os trabalhos sejam intensificados em Santos, os problemas precisam ser solucionados pela Administração Municipal em conjunto com a população. “Essas situações não dependem da EMTU para serem resolvidas. Mas, apesar disso, cumpriremos os prazos”, informa. 

A segunda etapa, de 8 km, ligará a avenida Conselheiro Nébias ao bairro Valongo, em Santos. Os trechos totalizam 19 km de extensão e serão integrados futuramente às linhas de ônibus metropolitanas e municipais, beneficiando 220 mil passageiros/dia (70 mil usuários do VLT). A operação comercial no Trecho Barreiros (São Vicente) / Porto (Santos) está prevista a partir de março de 2015.