Geral

Maior evento do setor elétrico da América Latina acontece em Santos

11/11/2014
Maior evento do setor elétrico da América Latina acontece em Santos | Jornal da Orla
Está acontecendo em Santos o evento que reúne as maiores distribuidoras públicas e privadas do País para discutir e debater o futuro do setor de energia elétrica. O XXI SENDI – Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, acontece até o dia 13 de novembro, no Mendes Convention Center, em Santos. A abertura oficial do evento terá a presença do secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann; do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa; do presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Júnior; e do presidente da ABRADEE, Nelson Fonseca Leite.
 
Considerado o maior evento do segmento na América Latina, o SENDI terá nesta edição a coordenação e realização da CPFL Energia e ABRADEE, respectivamente. Paralelamente ao seminário será realizada a ExpoSENDI, feira que reúne as principais novidades do setor, apresentadas por empresas, fornecedores e entidades. Este ano, cerca de 100 expositores estarão presentes no espaço.
 
Tradicional por ter como foco o compartilhamento de experiências, o evento mais uma vez será palco da apresentação de novas tecnologias, relacionamento de negócios, debate sobre novas tendências e integração de profissionais das principais concessionárias brasileiras. Composta de painéis com debates e apresentação de trabalhos técnicos, o encontro este ano irá centralizar a programação em quatro eixos: tecnologia, investimentos, gestão regulatória e clientes.
 
Segundo o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, o SENDI é uma oportunidade em que o setor se reúne para tratar dos desafios atuais e perspectivas do sistema, em busca de soluções e alternativas. “Podemos dizer, com grande satisfação, que ao longo das últimas décadas, o SENDI vem se configurando como o principal evento do setor de distribuição na América Latina. É um espaço que criamos para a realização de debates, discussões e troca de experiências sobre o futuro do segmento, sempre em busca do desenvolvimento, da qualidade e da sustentabilidade do negócio”, observa.
 
Para o presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Júnior, o momento vivido pelo setor elétrico fortalece ainda mais a importância da realização do Seminário. “O SENDI é um catalisador para o nosso setor e nos permite, por meio do amplo debate, dar novos saltos rumo à eficiência, produtividade e qualidade dos serviços”, avalia.
 
São aguardados cerca de 2 mil participantes durante os quatro dias do encontro. Nesta edição, 850 trabalhos técnicos foram inscritos, dos quais 240 acabaram selecionados para serem apresentados em sessões técnicas e 80 em formato de pôster.
 
Vencedores – V Rodeio Nacional de Eletricistas
 
Na manhã de ontem (9) foi realizado em Arena montada no Mendes Convetion Center o V Rodeio Nacional dos Eletricistas. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) foi a grande vencedora da competição, seguida pela Celesc (2º), CPFL Piratininga – Baixada Santista (3º), Rio Grande Energia – RGE (4º) e CEMIG – Ouro Preto (5º). O evento contou com a participação de 19 empresas, 26 equipes e 208 técnicos.
 
Programação
 
11 de novembro
9h – Painel de debates – Clientes
1. Padrões de Excelência exigidos no mercado: Luiza Trajano (Magazine Luiza)
2. Inovações e tendências no relacionamento: Britaldo Soares (AES Eletropaulo)
3. Produtos diferenciados: Juliana Pereira da Silva (Ministério da Justiça)
11h – Painel de debates – Infraestrutura
1. Alternativas de Recursos Financeiros: Afonso Henrique M. Santos (UNIFEI)
2. Desafios nos planejamentos: Gilberto Peralta (GE)
3. WACC dos investimentos: José da Costa Carvalho Neto (Eletrobrás)
14h / 18h – Sessões técnicas
 
12 de novembro
8h30 – Painel de debates  – Tecnologia
1. Redes e cidades inteligentes: A visão da indústria
Roberto Barbieri (ABINEE)
2. Redes e cidades inteligentes: A visão regulatória
André Pepitone da Nóbrega (ANEEL)
3. Tendências e futuro da distribuição: Ricardo Cesar C. Rocha (LIGHT)
10h30 – Painel de debates – Gestão Regulatória
1. Perspectivas para a Regulação da Distribuição: Romeu Rufino (ANEEL)
2. Estabilidade Econômico-Financeira da Distribuição – Impactos da Parcela A
Nelson Siffert Filho (BNDES)
3. 4º Ciclo de Revisões Tarifárias: Nelson Fonseca Leite (ABRADEE)
13h30 / 18h30 – Sessões Técnicas
13 de novembro
9h / 11h – Sessões Técnicas
11h30 – Encerramento
 
Sobre o SENDI
Realizado desde 1962, o SENDI – Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica é considerado o maior evento do setor na América Latina. Ao longo de 20 edições, realizadas em 11 cidades diferentes, já reuniu mais de 20 mil participantes, além de presidentes da república, governadores, ministros de Estado e representantes das maiores distribuidoras públicas e privadas do país. Parâmetro no processo de modernização do setor e na apresentação de inovações da área, o SENDI já teve ao longo de sua história a exposição de mais de 2900 contribuições técnicas e quase 200 diferentes temas abordados.