Notícias

Criatividade para combater a Dengue

07/11/2014
Criatividade para combater a Dengue | Jornal da Orla
por Bárbara Camargo
 
 
 
Na quarta-feira (5), no Jornal da Orla, três juradas tiveram a difícil missão de escolher, entre cerca de mil trabalhos, os que mais se destacaram e se enquadraram nos critérios definidos pelo regulamento do Projeto Cidadão. Nesta etapa, os estudantes da rede municipal de ensino trabalharam o tema “Cidade sem Dengue”.
 
Após participarem de diversas atividades, como palestras, passeata, confecção de panfletos para a distribuição entre a comunidade, os alunos foram convidados para participar do concurso cultural promovido pelo Jornal da Orla. Os estudantes do 1º ao 5º ano criaram desenhos alusivos ao tema. 
 
A educadora Estrela Santos Cordeiro elogiou a criatividade da criançada e destacou que o tema proposto pelo projeto foi bem compreendido por elas. “Nós, juradas, percebemos que os alunos entenderam o foco do problema que é a dengue. Recebemos muitos desenhos que destacaram a importância de acabarmos com o mosquito que transmite a doença. A única forma de evitar a dengue é com a prevenção”, alertou.


 
Mirian Patricio de Abreu, educadora da seção de Informação, Educação e Comunicação – IEC, da Secretaria de Saúde de Santos, também ressaltou a compreensão do assunto por parte dos alunos. “Nosso objetivo é que eles contem para os pais, amigos e vizinhos o que aprenderam durante as atividades do Projeto Cidadão. Porque eles sabem que, como a dengue é uma doença, não faz sentido escrever: “Vamos acabar com a dengue”! Precisamos acabar com os mosquitos”, elogiou.
 
Os alunos do 6º ao 9º ano capricharam nas mensagens e impressionaram as juradas. A diretora comercial do Jornal da Orla, Ivana Torres, lembrou que os adolescentes também são multiplicadores de informação. “Os trabalhos estão excelentes. As crianças e adolescentes expressaram muito bem o tema nos desenhos e frases. Resta saber se eles estão colocando em prática em casa, porque a dengue já está há tanto tempo na cidade, todos nós conhecemos alguém que já teve a doença. Então, com o projeto, eles podem passar para os pais o que mostraram no papel”.
 
Há 10 anos o Jornal da Orla desenvolve o Projeto Cidadão com alunos da rede municipal de ensino de Santos. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura da Cidade, Foto Louzada Digital, Coimbra Engenharia & Soluções e Santos Futebol Clube. A cerimônia para premiação dos vencedores desta etapa acontece na quinta-feira (13), às 9h30, na antiga sede da CPFL, à Rua Visconde do Embaré, 14, no Centro, com a presença de autoridades, educadores e familiares dos alunos.  
 
 
CONFIRA OS VENCEDORES DO PROJETO CIDADÃO – “Cidade sem dengue”
 
Produção Artística

1º lugar – Rebeca Nascimento Oliveira – 4º ano – UME Dr. Dino Bueno

2º lugar – maria Eduarda de Castro Souza – 3º ano – UME Auxiliadora da Instrução

3º lugar – Giovanni Bernardo Chagas Silva – 4º ano – UME 28 de Fevereiro

Honra ao Mérito – Ketlin Moura Ferreira – UME Irmão José Genésio

Frase:

“Zuuuum… Faz o mosquito traiçoeiro, cresce na água limpa e ataca o bairro inteiro”.

1º lugar – Murillo Damasceno – 8º ano -UME Dr. José da Costa e Silva Sobrinho

“A dengue não vai acabar sozinha, precisamos de sua ajudinha”
2º lugar Amanda Cristina Nascimento dos Santos – 7º ano – UME Cidade de Santos

“A dengue vamos combater, se lutarmos todos juntos podemos vencer”
3º lugar – Franciele de Campos Santos – 7º ano – UME Mário de Almeida Alcântara