Esportes

Equipe de ciclismo de Itanhaém completa prova de mil quilômetros

06/11/2014
Equipe de ciclismo de Itanhaém completa prova de mil quilômetros | Jornal da Orla
 
Equipe de Itanhaém participou da prova de ciclism Audax 1.000 km. A competição promovida em Florianópolis, de 16 a 19 de outubro, é uma das mais intensas do Brasil e contou com a participação de dois atletas de Itanhaém: Marco Antônio de Oliveira Brandão e Aleksandro Stankevicius. A dupla conseguiu completar a prova abaixo do tempo previsto de 75 horas, com o percurso concluído em 73 horas e 25 minutos. Os atletas passaram por mais de 20 cidades do Sul do País.
  
A prova mais longa de Audax Randonneurs, como é chamada a categoria, é disputada ao final de cada ano, após o encerramento de outras mais curtas, como 200 e 300 km. Esta foi a primeira vez que competidores de Itanhaém conseguiram completar os 1.000 km no tempo estabelecido.
 
O grupo Cicloturita, fundado em março de 2010, promove provas de ciclismo pela cidade, atraindo atletas para competições no interior. Um dos idealizadores do projeto, Marco Antônio de Oliveira Brandão conta que os frequentes passeios ciclísticos ajudam a preparação para provas como esta. “Sempre fizemos muitos treinos, de 50 km, 100 km e até 200 km de acordo com a necessidade”.
 
Nesta edição, a prova passou por mais de 20 cidades, entre elas, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara, Barreiros, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Tijucas, Itapema, Camboriú, Itajaí, Penha, Barra Velha, Araquari, Joinville, Pirabeiraba, Garuva, Itapoá, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Gaspar, Ilhota e Brusque.
 
Marco, que participa de provas ciclísticas há 9 anos, sendo 2 anos na categoria Audax Randonneurs, conta que a sensação de completar pela primeira vez o percurso de 1.000 km é indescritível. “É um misto de alegria e satisfação sem tamanho. Saber que o objetivo foi alcançado depois de tanto treinamento é extremamente emocionante”.
 
Hoje, apenas três ciclistas de toda a baixada santista conquistaram o título dos 1.000 km. A equipe itanhaense busca agora objetivos ainda maiores. “Queremos muito participar do PSP, que é a prova de 1.200 km que acontece de 4 em 4 anos na França.”, conta Marco. Enquanto isso, os passeios noturnos do Cicloturita continuam às quintas-feiras.