Esportes

Guarujá pode sediar um Centro de Treinamento para a Olimpíada e Paraolimpíada 2016

06/11/2014
Guarujá pode sediar um Centro de Treinamento para a Olimpíada e Paraolimpíada 2016 | Jornal da Orla
Em reunião em Brasília nesta terça-feira (4), a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito e diversos prefeitos do País tiraram suas dúvidas sobre prazos e como cumprir as metas necessárias para que suas cidades façam parte do maior programa de infraestrutura para iniciação à pratica esportiva – PAC 2 e o maior programa de legado de infraestrutura dos Jogos Olímpicos/Paraolímpicos de 2016.
 
O programa do Governo Federal consiste na implantação esportiva com recursos da segunda etapa do PAC 2, direcionados para as modalidades olímpicas e paraolímpicas eleitas no Plano Brasil Medalha. Guarujá está entre os 263 municípios do país contemplados pelo programa. Serão equipamentos com dimensões oficias para a prática de esporte em municípios espalhados por todas as regiões do País, contribuindo para a descoberta de talentos esportivos. Essa é mais uma iniciativa para nacionalizar o legado olímpico dos Jogos Rio 2016.
 
Guarujá cumpriu as três primeiras etapas para receber o equipamento: sondagem, projeto de fundação e projeto de implantação. O Município está aguardando a análise da Caixa Econômica Federal para dar início a segunda etapa, que é a construção. “Cumprimos as etapas da primeira fase. O convênio foi assinado em junho e já foram entregues todas as sondagens, projetos de implantação e, após a análise e aprovação da Caixa, lançaremos o edital de licitação e iniciaremos as obras no primeiro semestre do ano que vem”, explicou a prefeita Antonieta.
 
O Centro será instalado na Avenida Mario Daige, entre os bairros Monteiro da Cruz e Jardim Esperança, onde não há equipamento de esporte coletivo. Será o primeiro do distrito de Vicente de Carvalho, o que permitirá levar uma série de práticas esportivas às crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos.
 
“Nossa grande oportunidade com esse Centro é formar novos talentos em várias modalidades e ter mais um equipamento para oferecer para pratica e treinamento nas Olimpíadas 2016 do Rio de Janeiro. Já nos pré-qualificamos para ser cidade base de treinamento nas Olimpíadas. Será uma nova oportunidade de melhorar e dar qualidade de vida, esporte e lazer para as pessoas do Município, uma vez que este equipamento estará dentro de bairros bastante adensados”, completou a prefeita.
 
Na abertura da reunião, o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyse, falou sobre o esforço para fazer com que os Centros de Iniciação aconteçam no menor prazo possível. “É a primeira vez que conseguimos no esporte um programa voltado aos municípios e dentro do PAC. O sucesso dessa primeira etapa é decisivo para termos outras seleções para outros programas. Esse sucesso é importante para que possamos continuar dentro do PAC e termos outras seleções e investimentos. Investir na estrutura esportiva é um bom caminho para o país”, disse Leyser.
 
Na reunião em Brasília compuseram a mesa de autoridades o chefe de gabinete do Ministro do Esporte, João Luiz dos Santos Santos , representando o ministro Aldo Rebelo; o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyse; o superintendente Nacional de Transferência de Recursos Públicos da Caixa, Julio César Paixão Lopes; o coordenador geral de Programas Estratégicos de Governo na CEF, Luiz Alberto Sukanara, representando o vice-presidente de governo José Carlos Medaglia Filho e o Diretor do Departamento de Infraestrutura de Esporte do Ministério do Esporte, Denner James Zacchi.