Baixada Santista

Fábrica de doces do Japão pode instalar unidade em São Vicente

03/11/2014
Fábrica de doces do Japão pode instalar unidade em São Vicente | Jornal da Orla
A direção da Chinsuko Honpo Arakaki Sweets, uma fábrica de doces e biscoitos tradicionais de Okinawa, Japão, com mais de 250 anos de existência, demonstrou interesse em instalar uma unidade de produção em São Vicente. A informação é de Wagner Galdino, Chefe do Departamento de História e Folclore da Secretaria da Cultura, que há um mês cumpre intercâmbio cultural em Naha, cidade-irmã de São Vicente.
 
Ao visitar as instalações da fábrica, Galdino não só teve uma aula sobre como são feitos os doces japoneses, como recebeu o título de “embaixador” da famosa marca. Foi a primeira vez que um ocidental teve essa distinção e  participou do processo de produção.
 
O representante da Secult foi recebido pelo presidente da Chinsuko Honpo Arakaki Sweets, Yoshitoyo Arakaki e sua esposa Masae Arakaki, demonstrando o interesse no possível investimento no litoral paulista. O empresário de Okinawa tem visita agendada para janeiro, quando deverá acompanhar a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, e será recebido pelo prefeito Luis Claudio Bili.
 
‘Missão Samba’ – Galdino, que é percussionista e aderecista, está em Naha desenvolvendo o projeto “Missão Samba”. Além de divulgar São Vicente na imprensa local, já formou um grupo de ritmistas incluindo a participação de passistas japonesas, com fantasias e adereços confeccionados sob sua supervisão. Ele viajou ao Japão com apoio da Secult e do Fundo Social de Solidariedade.