Notícias

Brasileiros decidem seu futuro neste domingo

24/10/2014
Brasileiros decidem seu futuro neste domingo | Jornal da Orla
Mais de 140 milhões de brasileiros decidem neste domingo (26) quem vai dirigir o país nos próximos quatro anos. As pesquisas eleitorais feitas pelos principais institutos revelam o favoritismo da presidente Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição, sobre o candidato das oposições, Aécio Neves (PSDB).
 
No último programa eleitoral no horário gratuito da televisão, Dilma usou boa parte de seu tempo para negar reportagem de capa da Veja, principal revista do país, segundo a qual o doleiro Alberto Youssef, caixa do esquema de corrupção na Petrobras, acusa a presidente e seu antecessor, Lula da Silva, de terem conhecimento de toda a roubalheira na estatal. Ainda segundo a revista, o doleiro, que participa do acordo de delação premiada feito com a Justiça, afirmou que Dilma e Lula “não só conheciam como também usavam o esquema de corrupção na Petrobras”.
 
Ética e decência
Dilma diz que a Veja sempre perseguiu os governos do PT e afirmou que “desta vez a revista excedeu todos os limites da ética e da decência”. Segundo a candidata, a revista “cega pelo ódio ao PT e aos movimentos populares” praticou um “ato de terrorismo eleitoral”.
 
A presidente candidata afirmou que “o povo brasileiro sabe que não compactuo e nunca compactuei com a corrupção” e garantiu que vai acionar a revista na Justiça. “A Veja e seus parceiros ocultos não ficarão impunes”, afirmou Dilma.
 
Apoio de Neymar
Já Aécio Neves, em seu programa de TV, agradeceu aos brasileiros pelo recebido e destacou que decência, generosidade e solidariedade fazem parte do caráter das pessoas, algo que não se pode deixar de lado, mesmo numa disputa presidencial. O seu programa também mostrou vários apoios, entre os quais o do jogador Neymar e uma pesquisa, feita pelo Instituto Veritá, que mostra ele à frente de Dilma na corrida eleitoral.
 
Sobre a denúncia da Veja, Aécio afirmou, durante entrevista coletiva, que o PSDB vai ingressar na Procuradoria Geral da República com um pedido para que as investigações sejam aprofundadas. “Essa revelação, de que Dilma e Lula conheciam o esquema de corrupção, é extremamente grave”, afirmou o tucano.
 
É assim, em clima tenso, que a campanha eleitoral chega ao fim. A decisão final será tomada por mais de 140 milhões de brasileiros neste domingo.